11 maio 2012

O FERVE PARTICIPA NA "PRIMAVERA GLOBAL"



O FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes, é um coletivo do Porto que luta contra todas as formas de precariedade laboral e abusos patronais. Marcamos presença na Primavera Global porque entendemos que uma nova ordem mundial em que o trabalho seja respeitado e valorizado sobre o capital tem de vir de baixo, da rua, de nós, os 99%.

A crise, a suposta crise, tem servido de justificação para tudo, nomeadamente para uma concertada depredação de direitos e condições laborais, promoção da precariedade assim como uma transferência progressiva das responsabilidades pelas elevadas taxas de desemprego para os próprios desempregados. Tornou-se já claro que a posição dos recentes governos é de total desprezo pelos jovens, cujos níveis de desemprego alcançam patamar histórico, apesar dos níveis de qualificação serem os mais elevados de sempre. Estágios não remunerados, trabalho temporário, falsos recibos verdes ou mesmo bolsa de investigação científica são expressões que se vão normalizando no léxico laboral, e que servem, todas elas, para tentar espicaçar em nós um espírito de competição que nos reduza  exigências e faça aumentar os rendimentos dos recetáculos finais do fruto do nosso trabalho, os detentores do capital.

Não somos pieguinhas, nem preguiçosos, nem tampouco incompetentes, somos corajosos e não nos conformamos. Somos competentes, sabemos o que deve ser feito, não vivemos acima das nossas possibilidades e não nos deixamos cair no engodo que nos tentam lançar. Desemprego, emigração e pobreza não são uma realidade inevitável. Saímos hoje à rua porque temos a certeza que há alternativas à austeridade, porque temos a motivação e o saber necessários para seguir outro caminho, porque sabemos que o respeito pelo trabalho e pelas condições laborais é uma condição fundamental de qualquer sociedade justa e livre.

12 DE MAIO::15H:: PRAÇA DA BATALHA, PORTO.

Vê as outras cidades que apelam ao protesto em http://www.primaveraglobalpt.info/

Sem comentários: