08 fevereiro 2012

Lei Contra a Precariedade: CDS/PP reconhece importância da iniciativa, mas ainda não decidiu sentido de voto

Os movimentos que organizam a Iniciativa Legislativa de Cidadãos por uma Lei Contra a Precariedade estiveram ontem no parlamento para reunir com o CDS/Partido Popular. O encontro foi agendado na sequência dos pedidos de audiência dirigidos a todos os grupos parlamentares logo após a entrega, no passado dia 12 de Janeiro, das mais de 35 mil assinaturas que subscreveram a proposta de Lei Contra a Precariedade.


O grupo parlamentar do CDS/Partido, representado pelo deputado Artur Rego, saudou a iniciativa, salientou a importância da ampla subscrição popular que representa e reconheceu a urgência em encontrar soluções para combater a precariedade, tendo assinalado ainda a sintonia com vários pontos da proposta. No entanto, foi-nos transmitido que o CDS/PP está ainda a avaliar a proposta e como se posicionará na votação que terá lugar no parlamento.

Todos os grupos parlamentares serão chamados a posicionar-se sobre esta proposta cidadã que avança com uma solução concreta que combate a precariedade nas suas três dimensões mais frequentes: os falsos recibos verdes, a contratação a prazo para funções permanentes e o recurso abusivo ao trabalho temporário.

Continuaremos a batalhar, dentro e fora do parlamento, pela mais ampla discussão desta proposta na sociedade e pela sua aprovação. Nesta audiência reafirmámos essa determinação: não aceitaremos, os trabalhadores precários e os muitos milhares de pessoas que levaram a Lei Contra a Precariedade até ao parlamento não aceitarão, que o parlamento continue a adiar a implementação de instrumentos legais que enfrentem a precariedade e contrariem a degradação acelerada das condições para trabalhar e viver.

Recordamos que foram já realizadas audiências com os grupos parlamentares do Partido Comunista Português, do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista Os Verdes, que foram unânimes no seu apoio à iniciativa. Aguardamos ainda disponibilidade por parte do Partido Social Democrata e do Partido Socialista.


Os movimentos que organizam a Lei Contra a Precariedade

Sem comentários: