10 novembro 2011

PRIMARK revista trabalhadores no final dos turnos



O FERVE tomou conhecimento que os trabalhadores da loja PRIMARK do centro comercial BragaParque são revistados pelos seguranças da loja no final dos seus turnos de trabalho. Esta cadeia internacional de vestuário, que já conta com 5 lojas em Portugal, diz no seu site oficial que partilha dos “princípios primordiais em relação aos direitos humanos, condições de trabalho, práticas comerciais e envolvimento com os fornecedores e partes interessadas”. Esta ética da empresa parece não ter chegado a Braga.

Revistar os pertences pessoais dos trabalhadores é um assédio à sua intimidade e só pode ser interpretado como uma atitude intimidatória, além de que a revista só pode ser efectuada por agentes da autoridade, que no caso dos civis são a PSP e a GNR. Qualquer relação laboral deve estabelecer-se num princípio de boa fé entre as partes, pelo que a desconfiança/falta de confiança é motivo para denúncia do contrato. A lei portuguesa já prevê a proibição de instalação de câmaras de vigilância nos locais de trabalho precisamente para salvaguardar o respeito pelos e pelas trabalhadores/as.
 
O FERVE encaminhará uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho sobre o caso. 
 

6 comentários:

Anónimo disse...

Não é só nesta loja que isto acontece,trabalhei na Loja de Portimão e é a mesma coisa.

Anónimo disse...

Nem sequer é só nesta insígnia que isto acontece. A modelo continente distribuição efectua o mesmo procedimento, e suponho que as restantes marcas de retalho alimentar (pelo menos) fazem o mesmo. E fazem-no não por simples admoestação dos funcionários, mas porque a percentagem de quebras em plataforma de venda, é atribuída grandemente aos próprios funcionários. A discussão não deveria ser sobre o legítimo direito das insígnias a não serem roubadas (embora possamos por em questão os métodos), mas sobre o porquê de os próprios funcionários, se sentirem tentados a roubar a própria casa. Peço desculpa pelo anonimato, mas um infelizmente àvido leitor do FERVE.

Anónimo disse...

Acho muito bem! Quando fiz o meu mestrado na Inglaterra e trabalhava como Part Time isso era pratica comum com todos os trabalhadores. Nao parece mas muitos empregados roubam tambem. Ha uns dias atras a minha namorada apanhou a GERENTE da loja a roubar dinheiro da caixa. Concordo, que nada esconde, nada teme!

Fernando

Anónimo disse...

Nos locais onde já trabalhei isto também acontece:

- Staples -> tirar o que se tinha nos bolsos, mostrar bolsos e abrir e mostrar as malas;

- Continente -> tirar tudo dos bolsos e mostrar bolsos;

- Media Markt -> tirar tudo dos bolsos, mostrar bolsos, abrir e mostrar mala e vigilante passar detector ao longo do corpo;

- Jumbo -> tirar tudo dos bolsos, mostrar bolsos, levantar calças para se ver as meias e abrir e mostrar malas.

Anónimo disse...

O grupo Inditex tem exactamente a mesma prática...

Anónimo disse...

A Ikea que se gaba dos seus valores faz exactamente a mesma coisa!