06 março 2011

CENSOS: Em 2008, denunciámos a falcatrua que estava a ser preparada


No dia 30 de Setembro de 2008, o FERVE denunciou a falcatrua que estava a ser preparada para dos CENSOS 2011: falsos recibos verdes iam ser contabilizados como trabalhadores/as por conta de outrem.

Divulgámos esta situação a todos os partidos com assento parlamentar e também à comunicação social, tendo também apelado aos nossos contactos que enviassem uma mensagem de correio electrónico para o CENSOS.

Publicamos de seguida a denúncia então efectuada, que pode ser lida aqui.

--------

O FERVE - Fartos/as d'Estes Recibos Verdes apresenta a sua total discordância relativamente ao facto de o manual para a elaboração do Censos 2011 prever que:

"Os indivíduos que recebam através dos chamados "recibos verdes" serão classificados na modalidade "Trabalhador por conta de outrem" desde que se verifiquem as seguintes condições: local de trabalho fixo dentro de uma organização, subordinação hierárquica efectiva e horário de trabalho definido. Caso estas condições não se verifiquem serão incluídos na modalidade "Trabalhador por conta própria." (página 110 do manual).

Tendo em conta que, em Portugal, existem cerca de um milhão de trabalhadores/as a recibos verdes, a esmagadora maioria dos quais sendo 'falsos' trabalhadores independentes, o FERVE considera que a designação proposta pelo INE irá mascarar os números e claramente ludibriar a realidade.

Para protestar, podem enviar uma mensagem de correio electrónico para o seguinte endereço: censos2011teste@ine.pt

3 comentários:

Rits Duarte disse...

Bom dia,

sou jornalista do jornal online Jornalismo Porto Net e, no âmbito de uma reportagem sobre como é trabalhar a recibos verdes, gostaria de saber se há possibilidade de marcar uma entrevista com alguém responsável pelo FERVE.
Atentamente,

Rita Duarte

Marota disse...

Quantos cargos da Administração Pública são ocupados por pessoas nomeadas por confiança política? Quantos o serão por simples "doação" de lugares ou “compadrio”, por “cunhas” ou troca de favores? Sabe quanto isto pode custar ao país? Sabe avaliar a desmotivação de pessoal competente por ser afastado desses postos de trabalho? Sabe quanto custa uma administração pública infestada de boys?Sabe quanto custa em ineficiência, por exemplo, a mudança de todos (ou quase todos) os Directores Gerais sempre que muda um governo? Nem ao menos calcula?

Assine esta petição (está mesmo aqui à mão...) pela legalidade e transparência no acesso ao emprego na função pública. Acredita que assinar uma petição é, no mínimo, dizer não. E… quem se cala, ou consente também conta com essa gente...

http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=ARTIGO47

FERVE disse...

Cara Rita Duarte:

Por favor, envia-nos uma mensagem de correio electrónico para o endereço grupoferve@gmail.com; caso contrário, não temos como te contactar...

Obrigada.

Pelo FERVE,

Cristina Andrade