11 outubro 2008

Empresa Muncipal de Lisboa

O caderno de emprego do semanário Expresso publica hoje um anúncio de tal forma abjecto que, mesmo não remetendo para o trabalho a recibos verdes, optámos por divulgar.

Uma empresa municipal de Lisboa solicita um candidato com licenciatura em arquitectura, ao qual oferece “integração em equipa competente, motivada e dinâmica e numa empresa com funções socialmente relevantes”.

No final, esta empresa, que cobardemente não se identifica, observa que se trata de UM ESTÁGIO NÃO REMUNERADO!

Parece-nos de uma desfaçatez indescritível que uma empresa municipal considere aceitável publicar um anúncio num caderno de emprego solicitando trabalho gratuito. Parece-nos ainda mais inconcebível que esta mesma empresa se apresente como desempenhando funções “socialmente relevantes” mas que não considere socialmente relevante pagar aos trabalhadores!


-------------------

Apresentamos o anúncio na íntegra e podem também consultá-lo aqui.


Descrição da empresa: EMPRESA MUNICIPAL - LISBOA

Descrição da função:
- Apoio ao licenciamento urbanístico;
- Apreciação de projectos;
- Manuseamento dos sistemas informáticos de gestão urbanística, documental e de georeferenciação implantados na Empresa;


Perfil do candidato:
O candidato deverá:
- Ter licenciatura em arquitectura;
- Possuir bons conhecimentos de informática;
- Ser responsável, perfeccionista, organizado;
- Ter capacidade de trabalho e de integração em equipa;
- Ter disponibilidade;
- Ter possibilidade de entrada imediata.


Oferta:
- Integração em equipa competente, motivada e dinâmica;
- Integração em Empresa com funções socialmente relevantes;


Observações:
ESTÁGIO NÃO REMUNERADO.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente...já n são só os trabalhadores a recibos verdes ( e talvez nunca tenham sido!!) que sõa vítimas de injustiça. Hoje em dia o nosso país parece estar a "formar" patrões sem escrúpulos, exigentes e impressionantemente insensíveis! O que é que esta malta toda quer? Que nos vamos embora do NOSSO país? Porquê que a vida laboral dos portugueses está a caminhar em direcção a um abismo? Como é que quem tem poder não vê (ou não quer ver) o que se está a passar??????
Esta situação exige um novo 25 de Abril, mas de preferência noutra data, uma data que assinale uma nova revolução!

Anónimo disse...

Cara FERVE, sou estagiário (de acesso á Ordem) de arquitectura numa Câmara Municipal e entrei após concurso para um cargo que desempenho a tempo inteiro.

Na minha área de residência não tive quaisquer propostas para estágios remunerados e aceitei este após consultar a Ordem que me notificou: "recomendamos a todos os patronos a remuneração dos estagiários mas não temos poder para a garantir".

Uma colega trabalha para um membro da lista vencedora da Ordem da minha área geográfica que não paga aos estagiários (8 horas diárias de trabalho)...

Tomei recentemente conhecimento de que os advogados e administrativas realizam estágios PEPAL e recebem dois ordenados mínimos (não são estágios profissionais).

Existem centenas de novos estagiários todos os anos, sendo fácil "renová-los" e estou vulnerável a ser substituido- como poderei proceder?

Agradeço qualquer ajuda que seja possível prestar.

Anónimo disse...

Que geração a nossa!
estamos lixados se não fizermos alguma coisa para acabar com esta escravidão. Uma coisa podemos fazer já: não aceitar qualquer tipo de trabalho como este da CM Lisboa.

Anónimo disse...

vejam mais exemplos deste no próprio site da Ordem dos Arquitectos...que supostamente deveria zelar pela dignidade do exercício profissional dos seus associados, mas que no fundo comtibui para esta lamentável realidade em que vivemos.

tms disse...

A não remuneração de arquitectos implica o não cumprimento dos artigos 9º (Remuneração do arquitecto) e 12º (Deveres do Arquitecto Empregador ou do responsávelhierárquico) do Estatuto da OA e das Recomendações sobre Ética e Deontologia da UIA aceites pela Ordem dos Arquitectos, designadamente no seu ponto 5.11.

Anónimo disse...

Os escritórios e serviços que empregam arquitectos não têm nem precisam de recibos verdes porque já há muito tempo que descobriram a "mina" que são os milhares de estagiários que disputam entre si os raros lugares a trabalhar de borla para que tenham direito a exercer a sua profissão!

É só pôr um anúncio meter 2 ou 3 a fazerem levantamentos e pormenorização de borla 8-9 horas por dia (que ainda agradecem) e subsituí-los no ano seguinte- que maravilha.

Entretanto a Ordem, que tem das maiores receitas em termos relativos, organiza trienais.