18 junho 2007

Testemunho: Ministério do Trabalho e Solidariedade Social

Achamos que talvez estejam interessados na nossa "história". Nossa porque somos muitos. Fazemos parte de um organismo do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Sim, do Ministério do Trabalho, aquele Ministério que fiscaliza, através da Inspecção-Geral do Trabalho, as empresas e organismos privados que têm pessoal a recibos verdes por mais de 6 meses.

No nosso caso em particular, alguns têm um contrato de avença e outros nem sequer isso. Alguns de nós estão há mais de 6 anos nesta situação, o que significa que durante este período não podemos ter uma coisa chamada "projecto de vida"!


Não temos direito a subsídio de desemprego, de maternidade, de ser trabalhador estudante, embora paguemos à Segurança Social 151 euros retirados do nosso ordenado. Pagamos 21% de IVA e é-nos retido 20% do mesmo ordenado para efeitos de IRS. Para além disso, realizando ou não um bom trabalho não podemos fazer qualquer carreira dentro da administração. Somos mantidos de pedra e cal na mesma posição, desde que entrámos em 2000 e nalguns casos até antes.

Alguns de nós recebem o ordenado de forma mensal, outros têm que esperar às vezes até 6 meses porque dependem dos fundos que chegam do Fundo Social Europeu. Não é fácil ser-se recibo verde em Portugal!

Talvez agora se compreenda porque é que o Estado não faz nada contra os recibos verdes.

Falta-lhe moral!

1 comentário:

Anónimo disse...

está assim por todo o lado.

Mas, embora não esteja nessa situação, estou a tentar divulgar esta vergonha pelos meios de comunicação, etc ...

Um abraço e força. Lutemos!!!!