24 novembro 2009

Testemunho: Estádio Universitário de Lisboa

Trabalho há vários anos no Estádio Universitário de Lisboa como professor. Existem colegas que estão cá desde 1997.

Somos cerca de 100 trabalhadores que laboram nos ginásios, desportos colectivos, piscina, entre outros com horário fixo e cartão de ponto. Além disso temos uma hierárquia bem definida, somos avaliados 3 vezes por ano e tudo isto a pagarem-nos a recibo verde. Uma vergonha!

Este ano, o estádio para se livrar do problema dos recibos verdes (já tem vários processos em tribunal), resolveu abrir um concurso para exploração da área técnica de todo o complexo.

Em Julho, foi conhecido o vencedor. A empresa que ganhou foi a "Fuga à Rotina". Todos os empregados do EUL foram convidados pela nova empresa.

O que mudou?

Nada...continuamos a recibos verdes, a ter um horário de trabalho bem definido, a ter cartão de ponto, hierárquia, somos avaliados pelo nosso desempenho, temos que realizar planeamentos mensais sumários das aulas e assiná-los, ou seja, somos funcionários de uma empresa que está a violar a lei, pois não assume a ligação que tem connosco.

Para piorar fomos informados que vão existir cinco semanas (entre Setembro e Julho), que não vamos receber, e que vai existir um contrato de prestação de serviços, que vão obrigar a assinar a quem quiser continuar a laborar para a empresa 'Fuga à Rotina'.

Este é o país em que vivemos, onde se continua a usar o falso recibo verde, com o fechar de olhos de toda a classe política.

11 comentários:

Anónimo disse...

Vão ficar 5 semanas sem receber? não percebi! então ganhou uma empresa e não vos entregaram um contrato? quer dizer então.. que passaram de uma situação de recibos verdes para outra nas mesmas condições! muito estranho!
o que pensam fazer?

Anónimo disse...

sou um recibo verde falso e plo que estou a ver os muitos esforços não teem dado em nada :( antes de mais quero lhe dar os parabéns por todos os seus importantíssimos esforços.

Somos amas competentes. Que trabalhamos no regime de creche familiar em nossas casas, para a segurança social, através do Centro Comunitário da Quinta do Conde, desde sempre temos tentado alcançar alguns direitos que pensamos que sejam nossos mas perante uma direcção intransigente não temos conseguido progressos. Trabalhamos 12 horas durante 5 dias da semana Com 4 crianças a nosso cargo...sem sair de casa .. a instituição. Face a crise tem vindo a tentar reduzir os custos. E tomou a decisão de poupar n transporte dos alimentos a casa das amas.Resultado Investiu em marmitas e estas ficam na casa das amas de um dia para o outro e quando o transporte vem levarem a marmita e deixa a marmita com comida. Mas ficou a nosso cargo a limpeza das mesmas Coisa que nunca tinha sido efectuada por nós . Aceitamos. Mas depois de 2 meses de experiência verificamos que as nossas despesas de água luz e gaz aumentaram substancialmente. Sempre são em caso de 22 dias úteis 22 Marmitas que temos de lavar num mes Resultado Decidimos enviar uma carta e deixar de lavar as marmitas
Tivemos a resposta de que a valência esta em causa. Ou seja uma ameaça de despedimento pelo facto de nos recusarmos a acartar despesas que não teriam de ser da nossa parte para continuar os nossos serviços,..Reunimos as mamas Todas, nós temos medo de continuar a não lavar as marmitas sendo despedidas Todas somos mães e precisamos de trabalhar Estamos muito indignadas com o facto de uma instituição de solidariedade funcionar com ameaças aos empregados Nós trabalhamos com recibos verdes todas nos temos mais de 5 anos de serviço prestado e não temos regalias nenhumas nem subsidio de Férias nem de Natal nem subsidio de refeição, sendo esta recusada anos após ano pala direcção, fazemos os descontos obrigatórios e não temos direito a baixa, Não temos meios para nos defendermos e nem sequer estamos cientes dos nossos direitos.
não podemos pagar a um advogado. Mas são muitas injustiças. E sabemos que somos muitas mais amas neste país a sofrer o mesmo.
O director da instituição foi vice-presidente da câmara de Sesimbra e estas eleições foi eleito presidente da junta de freguesia, pertencendo ao partido comunista. Partido que deveria estar do lado dos trabalhadores e verifica-se o contrario.
No mínimo dos mínimos gostaríamos que estas pessoas fossem chamadas á razão por acções destas mesmo que não consigamos chegar a lado nenhum não têm o direito de nos tratar assim.
Obrigada .

any_sofy@live.com.pt

Lyla disse...

Surreal...a verdadeira ilegalidade consentida.

Anónimo disse...

Nessas 5 semanas vai haver redução de pessoal, ou seja, como estamos a recibos verdes e não vamos trabalhar...não recebemos.O contrato diz "prestação de serviços", ou seja , não querem assumir um contrato de trabalho legal connosco.Nós sabemos que é ilegal, e como tal procuramos ajuda nas autoridades competentes.

Luciano Rodrigues disse...

Caríssimos, já pensaram na nova denominação do FERVE? É que a partir de 1 de Janeiro, com as novas alterações ao código contributivo da Segurança Social, as empresas vão deixar de aceitar trabalhadores a recibo verde. Mas como não os querem nos quadros, só há uma solução: o trabalhador criar uma sociedade unipessoal. Com todos os custos inerentes. E, believe it or not, já há organismos estatais a "avisar" os funcionários a recibos verdes (desculpem, os prestadores de serviços!) que têm de constituír uma sociedade unipessoal. Enfim...

Anónimo disse...

O recibo verde em Portugal não é legal no sentido em que são falsos recibos verdes porque as pessoas trabalham apenas para uma entidade que se subtrai a todas as obrigações; ou então porque somo forçadas ao recibo verde porque a crise impede a contratação. Qualquer que seja a situação é injusta. Se pensarmos que de 1.800 euros (parece bastante não é?) só ficam 1.000 porque 300 é para IRS, 300 é para IVA e para a Seg Social são 200 ou 400?, não sei não pago a Seg. Social. Não tenho direitos de qualquer forma. Mas então porque pago o IVA? que recebo em troca... Sei que no final do mês pago os meus 500 da prestação da casa mais todos os custos fixos, conseguem perceber quanto resta... Esta questão do recibo verde em Portugal deveria ser colocada no Tribunal Europeu. A injustição que se comete só beneficia o agudizar das assimetrias em Portugal.Somos o país (a igualar só os EUA onde existem maiores disparidades entre os mais pobres e os mais ricos, verificado pelo indice de Gini...). Se as entidades portuguesas são cumplices neste processo parta-se para as instâncias superiores a nível europeu. Viver na situação actual é insustentável.

Anónimo disse...

O EUL...

Vocês mereciam mais, mto mais!!! Fui utente do EUL de 1999 a 2008, só deixei o EUL porque saí de Portugal. A melhor piscina do país e certamente uma das melhores da Europa!!! Os melhores técnicos do mundo. Não era só uma piscina olímpica, era O local onde eu tinha aulas de natação com técnicos que sabiam muito bem o que faziam. A única piscina onde tive temporadas de nadar às 7h30 da manhã porque os melhores técnicos estavam lá (e adoro dormir de manhã). O ginásio onde tive os melhores programas de exercício, feitos por quem me conhecia e me ouvia sobre os objectivos que desejava alcançar. Em 7 dias da semana, pelo menos 5 ia ao EUL, fosse às 7 da manhã ou às 8 da noite. O melhores professores de bodybalance e hidroginástica que já tive foi no EUL.

Desde Agosto de 2008 que estou fora, continuei a frequentar ginásios, piscina praticamente abandonei... quem nadou no EUL não se contenta agora com tanques de 25 m com um pivete a cloro que não se aguenta... Já sabia por alto da vossa situação... triste, revoltante, injusto...

Do coração: vocês são os melhores técnicos do mundo!!!!!!!!

Patrícia Queirós (e que pena eu tenho de não me lembrar do número de utente...)

Anónimo disse...

É incrivel, isto não pode continuar, eu tb tava a falsos recibos verdes e despedi-me porque não admito abusos exagerados mas compreendo que há muitas pessoas que não o podem fazer pk têm familias para sustentar e contas para pagar...há que agir contra estas empresas que actuam ilegalmente e rápido! Temos que nos unir todos! Elas sabem k as pessoas estão desesperadas e abusam...nao era suposto sentirem isso! Sejamos menos conformistas, estejamos sempre à procura de novas oportunidades, nao nos acomodemos...isso pode ajudar um pouco a que as empresas nao sintam o desespero das pessoas!

Tia Maria disse...

Eu já fiz a minha parte, emigrei.
Só tenho uma vida para viver.
Já agora, sabiam que se trabalharem a tempo inteiro nas limpezas aqui, podem ganhar entre 1600 a 2000€ mês??
Recibos verdes, nunca mais na p.... da vida. Chulos do car......
Cumprimentos da terra das tulipas.

Anónimo disse...

E já agora, sabiam que durante todos os anos que se trabalhou para o EUL, foram realizados concursos, que desde o principio estavam viciados?Já se sabia muito antes quem é que ganhava...enfim o bom ponto para se investigar estas pessoas, que estão á frente desta instituição do Estado.Qualquer trabalhador que passou por estas falcatruas o poderá confirmar.É só haver vontade das respectivas entidades fiscalizadoras, e facilmente vão verificar como eram feitos esses "concursos", para dar aulas no EUL...isto em qualquer outro país daria prisão, aqui como sempre não dá nada, e coitado é do trabalhador que se levantar e reclamar.

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior: já que este País parece que anda numa viradeira em relação à corrupção, por que não envia uma queixa anónima às entidades fiscalizadoras? Tentar não custa e sendo anónima. Só não sei quais são as entidades fiscalizadoras, talvez alguém daqui dê alguma ajuda...