02 junho 2009

JÁ RECEBERAM A DEVOLUÇÃO DO IRS?

Temos recebido algumas mensagens de pessoas que nos dizem não terem ainda recebido a devolução do IRS.

O que está previsto é que o IRS seja devolvido até ao final do mês seguinte ao da entrega ou seja, quem entregou em Abril, deveria ter recebido o IRS até final de Maio.


Assim, se entregaram o IRS em Abril e ainda receberam a devolução, por favor, dêem-nos essa indicação, para que possamos agir.


Podem deixar o vosso comentário aqui ou então escrever para
grupoferve@gmail.com .





Recorde-se que, no dia 7 de Abril, o Ministério das Finanças e da Administração Pública anunciou que iria proceder ao reembolso do IRS das/os trabalhadoras/es independentes até ao final do mês seguinte ao da entrega, conquanto esta fosse efectuada por via electrónica.



Esta medida foi ao encontro das reivindicações do FERVE, consubstanciadas numa petição, lançada no início do mês de Março, em que considerámos incompreensível que uma "medida de apoio às famílias" exclua, por omissão, as famílias composta por trabalhadores/as independentes. Igualmente incompreensível nos pareceu que uma "medida de apoio às famílias" exclua exactamente aquelas que estão mais vulneráveis às perturbações do mercado de trabalho.

64 comentários:

Anónimo disse...

Entreguei a declaração a 16 de Abril, está como declaração certa desde o dia 25 de Abril. Reembolso, nem vê-lo.

Poison Ivy disse...

Como não temos ordenado certo (muito menos subsídio de férias) e nunca sabemos ao certo quando um cliente nos irá pagar, este reembolso antecipado caía que nem ginjas (e é tempo delas...). Dia após dia, a minha conta continua parca e até ao dia 8 tenho obrigatoriamente de pagar segurança social (só para referir um exemplo).

Unknown disse...

Eu entreguei na internet no dia 17 de Abril o meu IRS e até hoje nada...

Anónimo disse...

Exactamente a minha situação. Também entreguei a dia 16 e desde dia 25 que a declaração aparece como "certa". Portanto faz um mês e meio. Reembolso nem cheirá-lo. É uma profunda injustiça em relação aos outros trabalhadores.

Anónimo disse...

Entreguei a declaração no dia 30 de Abril, foi dada como certa 2 dias depois. Entrei em contacto com a linha de apoio das finanças e o Tecnico que me atendeu esclareceu que essa medida era para ser cumprida, e que até o dia 30 de Maio iria ter o meu reembolso. Até agora, nada. Na minha pagina continua "Declaração Certa" mas reembolso nem vê-lo. Desde ontem que tento entrar novamente em contacto com a linha de apoio mas nunca consigo ligação. Desliga-se sempre com a mensagem "tente mais tarde"

Mais uma injustiça com os trabalhadores a recibo verde. Mais uma entre todas!

Anónimo disse...

Eu também entreguei a declaração em 30 de Abril e foi dada como certa 2 dias depois. A declaração também está dada como certa, mas continuo à espera de reembolso. As finanças informaram que tendo sido entregue a 30 de Abril, eu receberia o reembolso até ao final de Maio, mas até hoje nada......

cat disse...

Também entreguei a declaração de IRS a 16 de Abril. Acabo de confirmar que na minha conta bancária nada de novo!

Anónimo disse...

Eu entreguei na internet no dia 26 de Abril o meu IRS e até hoje nada...

armando disse...

Entreguei dia 17 de Abril, surge como CERTA dia 24 de Abril mas nada.
nem sequer uma indicação de quando vai ser paga...
ao que parece o mesmo NÂO aconteceu com os trabalhadores dependentes...

Anónimo disse...

entreguei a declaração do irs em abril e ainda não recebi nada...nem em ano de eleições cumprem o que dizem :(

Anónimo disse...

O meu caso é identico.
Entreguei a minha declaração de IRS dia 30 de Abril e quanto ao reembolso até agora nada.
Somos mesmo tratados como portugueses de 2ª

Anónimo disse...

Sou mais uma pessoa a quem o ministério das finanças mentiu.
Disseram que ia receber o reembolso dia 30 de Maio e fui ver á pouco a minha conta e nada.
Deviam de ter mais consideração por aqueles que tanto trabalham ,tanto descontam e que não têm quaisqueres direitos.

Anónimo disse...

Eu entreguei logo que foi possivel, nos primeiros dias que se podia entregar pela net, mas fiz a simulção e tenho que pagar 50@. vá se lá saber porquê!!

Quase 800€ de despesas de saude e média de 550€/mes (fora a seg.social)pelos vistos nao chega.

Anónimo disse...

Entreguei a declaração no dia 18 de Abril, está como certa desde 28 de Abril. Até agora ainda não recebi o reembolso. Farto desta merda!

PanKreas disse...

Bom dia,

Entreguei a declaração via internet no dia 17 de Abril. Desde o dia 25 de Abril que a informação referente à declaração é que está certa.
Até hoje nada.
Ainda falta o cálculo do valor da devolução e a liquidação...mais uns meses!!!!

PanKreas disse...

O número de informações 707206707 não está a funcionar nas devidas condições por isso liguem o número das finanças 213834200

armando disse...

É uma tristeza, a sério.
Repete-se sempre. tratam-nos de uma forma. É como se não existissemos.
Solução?
Comunicação social, deputados, outra vez, sempre?
farto. farto

Anónimo disse...

Boa Tarde.

Ontem, depois de uma grande insistência, consegui que na linha de apoio me atendessem. Expliquei que tinha entregue a minha declaração no dia 30 de Abril e que até agora não tinha recebido o reembolso.

E podem pasmar. A explicação que me deram foi:
- Entregou a sua declaração em Abril, deveria receber em Maio, mas ainda nao processamos o seu reembolso.

Perguntei porquê, e responderam:
- é a unica coisa que posso dizer. que vai receber antes de Setembro, mas ainda não processamos o seu reembolso.

É a explicação que os serviços do Ministério das Finanças têm para nos dar.
Nenhuma.

O comunicado do Sr Ministro de 29 de Abril é para se cumprir, mas só quando resolverem processar os nossos reembolsos. Ou seja, vai se cumprir com os atrasos que acharem necessarios.

Parece-me que precisamos de tomar alguma media.

Fellix disse...

Também entreguei o meu IRS no primeiro dia em que entrou em vigor. Foi dada como certa no dia 24 de Abril. Até hoje, nada.

Anónimo disse...

Enviei um mail para os partidos CDU, PSD, CDS-PP, PS e Bloco Esquerda a denunciar esta situação. Eles que também façam alguma coisa que é pra isso que servem.

Pedro disse...

Entreguei a declaração via internet no dia 17 de Abril.
Desde o dia 25 de Abril que a informação referente à declaração é que está CERTA mas nada de reembolso.

Anónimo disse...

Declaração entregue a 25 ABR. Dada como certa a 30 ABR. Penso que a questão essencial já não é saber quem não recebeu mas se alguém (da 2ª fase) já recebeu...

Anónimo disse...

Ja enviei mails para a comunicação social e grupos parlamentares.

Aguardemos. Afinal foi o que informaram nas finanças "resta aguardar"

Anónimo disse...

Tenho acompanhado esta situação noutros fóruns e, até agora, não apereceu ninguém da 2ª fase que já tenha recebido. Aqueles que contactaram as Finanças apanham com evasivas ou dizem-lhes para a aguardar, que o reembolso há-de chegar antes de 30 de Setembro, sem o compromisso de ser no mês seguinte...

Promessas vazias, pois.

Jorge Abreu disse...

Entreguei antes do final do prazo e continuo a aguardar.

Vergonha..

komma disse...

tal como os restantes, entreguei a declaração on-line dia 18, foi aceite dia 25 de abril e até hoje nada! Mais, liguei para a linha do portal das finanças e informaram-me que nunca tinha sido garantido que seríamos reembolsados 30 dias depois e citou-me a declaração do ministério. isto é a mais pura das verdades. inconformado perguntei então qdo iria receber e senhora informou-me que está previsto na lei sermos reembolsados até ao final de setembro!! uma vergonha! já tinha planos para esse dinheiro. é uma falta de respeito com quem ainda paga impostos!

Anónimo disse...

Entreguei o irs no dia 20/4 e até hoje a minha declaração apenas está como certa! Tentei ligar para o CAT das finanças e está sempre ocupado!! Já não bastava trabalhar a recibos verdes... ainda somos prejudicados em relação ao reembolso do irs. Andam a brincar!!

Anónimo disse...

Somos pessoas de respeito. Muitos de nós somos até formadores de opinião. Temos responsabilidades e o direito de as cumprir. Mas as finanças, para além de nos cobrarem coimas estratégicamente aplicadas, deixam de nos devolver 20% do valor que cobramos anualmente aos clientes (que por vezes alegam este imposto para que reduzamos o nosso orçamento por trabalho) no prazo que eles próprios estipularam. Sinto-me muito desrespeitado e triste por ser português.

Anónimo disse...

Entreguei a declaração, por via electrónica, a 28 de Abril. Até hoje, nenhum reembolso.
Pelo contrário: ontem, 3 de Junho, recebi das Finanças uma notificação para pagar uma coima por alegada não declaração de IRS relativo a 2007, alegação que é absolutamente falsa. Ocorre-me que pode ser não um «erro» do sistema, mas um truque para encontrar uma justificação para não fazerem o reembolso atempadamente: havendo uma situação pendente, fica suspenso o reembolso ao contribuinte.

joana disse...

A DGCI informou-me que já iniciaram as Liquidações dos nossos reembolsos, dizem que mais uns dias e já teremos o nosso dinheiro na conta, a ver vamos se é verdade...

Anónimo disse...

Declaração de IRS (Idiota Rescaldado no Saldo) entregue a 20 de Abril e NADA!
Abraços férvicos.

Anónimo disse...

Até ao momento nada...

a verdade é que os "Outros" receberam até 30 de Abril.

Nós não recebemos até 31 de Maio PORQUÊ????

Porque somos recibos verdes... nem sei o que pensar mas tiram-me do sério... PALHAÇOS!

Anónimo disse...

Boas

Eu também sou vitima de trabalhar para outrem. Entreguei o meu IRS no primeiro dia, e recebi o reembolso no dia 29 de Abril. Claro que com isto não estou, nem quero dizer que o Estado é bonzinho, ou cumpridor. Mas que de facto recebi a tempo e horas, pelo menos este ano.

Lois

Anónimo disse...

Entreguei a minha declaração pela Internet no dia 21.04.2009 e no dia 26.04.2009 foi identificada como 'Declaração Certa'. Até hoje ainda não lhe vi a cor do dinheiro...

Lucky gal disse...

Entreguei a declaração no dia 16, deu certa uma semana depois. Reembolso nem vê-lo.

De qualquer modo, fiquei com a ideia que o reembolso seria um mês depois do fim do prazo da segunda fase (seria 25 de junho, assim?), mas com tantos de vós a dizer que já contactaram as Finanças e que a resposta é "antes de 30 de setembro", estou a ver que nem com a desculpa do "mês depois do fim do prazo" se safam...

Acho que ainda não perceberam que nós e as nossas famílias a amigos votamos.

armando disse...

bolas, isto ainda é mais estúpido do que parece. soube agora aqui por um colega que acabou de receber a devolução do irs. entregou a declaração no último dia, ou seja, 1 mês depois de mim.
eu, ainda nada...

Blog_Addict disse...

Olá.

Também sou uma dos cidadãos cumpridores que foram enganados.
E ainda levei resposta torta da senhora da linha de apoio... Confirmem em http://blogaddict.blogs.sapo.pt

Teresa disse...

Entreguei dia 20/4, foi dada como certa a 24/04 se não me engano e vi ontem que foi supostamente "Liquidada" a 02/06... Dinheiro na conta? Nem vê-lo!

ChOcOlAtE cOm MoRanGo disse...

Boa Tarde


entreguei o meu irs a 18 abril e ainda nao recebi

Unknown disse...

Fisco já começou com os reembolsos da 2ªFase. http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1069565&div_id=3851

Fisco promete concluir os reembolsos até ao final deste mês.

Eu ainda não fui o feliz contemplado!

Individuo disse...

Eu entreguei o meu IRS da 2ª Fase no dia 16/04/2009, e ainda não recebi, fui consultar o estado do meu reembolso, e no site das Finanças, indica que foi emitido o reembolso no dia 08/06/2009, mas até hoje ainda não recebi.
Liguei para lá, para perceber o significado daquele estado " de reembolso emitido" e disseram-me que realmente já deram ordem aos bancos de emissão do reembolso, mas que os bancos é que andam atrasados com as transferências.

Das duas uma, ou sabe bem ter o dinheiro nos bancos por mais um dia que seja e então estes gatunos dos bancos andam a tramar-nos mais uma vez, ou então são as Finanças que estão a chutar a bola para os Bancos, saltando para fora da responsabilidade dos atrasos.
Realmente não percebo.

Anónimo disse...

Muita propaganda, muita propaganda mas quem tem comentado sobre a devolução ainda não recebeu. Não sou excepção.
Uma liquidez quando se diz que foi efectuada conforme é informado na página electrónica de que cada um de nós consultou, teve de ser paga. De outra forma não pode ser "Liquidada". Ou será que é só para empatar?
Mas de facto este governo não aprende. Muito anúncio de medidas que o tempo se encarrega de desvanecer. Nem depois do puxão de orelhas no dia 7 de Junho. Tudo assim vai neste Portugal da Europa...

cat disse...

Recebi um email do meu banco a avisar que irá ser creditado o valor correspondente ao meu reembolso do IRS dia 16! O meu namorado recebeu o mesmo... Finalmente, as coisas estão a andar...

Anónimo disse...

Finalmente e em virtude de não nos calarmos e de lutarmos pela igualdade de direitos, já tenho o meu dinheiro na conta.

Unknown disse...

Recebi hoje a devolução do IRS.

Lucky gal disse...

Acabo de receber. Finalmente!

Anónimo disse...

OLÁ A TODOS,
ENTREGUEI MINHA DECLARAÇÃO A 15 DE mAIO E AGORA NO SITE VI QUE A SITUAÇÃO DA DECLARAÇÃO É «DECLARAÇÃO COM REEMBOLSO» ALGUEM ME EXPLICA O QUE ISTO SIGNIFICA EM TERMOS DE TEMPO ATE RCEBER O DINHEIRIHO?

Anónimo disse...

ola
recebi hoje(finalmente) o meu reembolso do irs.meti a declaração dia 17/04...mais vale tarde que nunca!

komma disse...

16/6 recebi o reembolso, depois de ter entregue a declaração dia 18/4. A FERVE está de parabéns por conseguir dar voz a quem não a tinha. também é preciso reconhecer que apesar de tudo recebemos bem mais cedo do que em anos anteriores (no ano passado recebi a meio de agosto!). tem que se dar o mérito tb a quem lançou a informatização do processo. cumprimentos a todos

Diogo disse...

Bom dia.

Confirmo que hoje recebi o reembolso do IRS.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Entreguei a declaração a 19 de abril mas no site das finanças o estado aparece como declaração certa mas no resumo de cobrança ainda não aparece o valor nem a data do rembolso. Alguém está na mesma situação? Vou receber por cheque. Obrigado. Cumprimentos

Anónimo disse...

apos aparecer no meu irs «transferencia criada» agora diz «nib a aguradar confirmação». Alguem sabe o que significa em numero do dias ate o dinheirinho estar na conta?

Anónimo disse...

Entreguei o IRS no 2º dia da 2ª fase, pela net, a 17/4.......Ainda estou a aguardar o reembolso!
Reembolso nem ve-lo!!!!!!!!!!! Cambada de MENTIROSOS!!!!!!!!!!!!

ZEP disse...

olá!
entreguei o IRS pela internet na primeira semana de Maio e recebi o reembolso há uma semana atrás. A 17 de Junho, se não me engano.
Não me parece mal. Não foram 30 dias, mas foi em +/- mês e meio.

Shivafaa disse...

É tão, tão frustrante tudo o que tenha a ver com as Finanças que dá-me vontade de chorar de raiva...além de andarem a roubar, literalmente, dinheiro ao meu marido todos os meses (1/6 do ordenado) devido a uma divida de mais de 5.000 euros que as Finanças dizem que ele deve do IVA - agora ouçam bem, ou leiam bem neste caso....o meu marido é ISENTO DE IVA, passa recibos verdes como músico, os recibos especificam lá Isento pelo artigo 9º, ele nunca recebeu dinheiro nenhum de IVA algum do patrão, pois como já disse, é ISENTO e as Finanças, assim do nada, resolvem que ele tem mais de 5000 euros para pagar de IVA....só um momento que agora estou-me a rir de tanta raiva que sinto....com tudo isto, já fomos ás Finanças milhentas vezes, fizemos Queixas Graciosas, mandámos vir com eles e até agora nada, a solução deles é "paguem primeiro e depois logo se vê o que se vai fazer", então, todos os meses ele desconta à volta de 300 euros do ordenado para pagar a suposta e dita "divida" do IVA....por favor agarrem-me senão eu não sei o que faço.....com esta história, já é o 2º ano que não recebemos BENEFICIOS FISCAIS no IRS - temos 2 filhos, 1 deles recém nascido - temos despesas de saúde, temos despesas de escolaridade e eles dizem-nos com uma grande lata que vamos ficar sem esses beneficios, este ano é a mesma treta, já nos mandaram a cartinha a dizer que vamos ficar sem beneficios fiscais novamente...mas afinal qual é o problema deles, o meu marido já não está a pagar o que eles queriam? Já não lhe estão a ir, indevidamente, ao ordenado?...o que é que querem mais, já agora só falta dizerem-nos que também não nos vão pagar o IRS....o que me trás, tristemente a este assunto IRS:
Pusémos a declaração via net a 17/4 e já á bastante tempo que diz "Declaração com Reembolso", diz também o numero de liquidação, diz o montante a receber, mas, dinheiro ainda NADA, nem muda o estado do que lá está escrito, já está assim desde o principio deste mês. Isto é, deveras, enervante e frustrante e é nestas alturas que me apetecia ser Terrorista e mandar as Finanças e o Governo pelos ares. A frustração e o desespero é tanta pois, afinal, a quem nos vamos queixar?...A QUEM?...A quem nos vamos queixar do próprio Governo? Não há ninguem que nos valha, sinto-me uma merda para os Governantes, como se eu e o meu marido, como cidadãos cumpridores não valessemos um chavo e isso é muito triste de se constatar e sentir num Estado de Direito. Só me apetece desistir e mudar-me para outro país, talvez Holanda onde nasceu o meu marido e onde o Fisco, pelo menos, não goza com quem lhe dá o pão.
Um Bem Haja a todos e Boa Sorte!

Shivafaa disse...

Dia 29 de Junho e continuo a zeros!!! Muito bem...muito bem....afinal a culpa é minha por ter acreditado em tamanhos palhaços!!!

Anónimo disse...

É vergonhoso o modo como o governo mente e ainda é mais vegonhoso que os jornalistas acefalamente publiquem os comunicados do MF verbatim, sem investigarem nada. Estou a zeros. Há uma semana que o meu dinheiro está retido, o qual está à borla (sem juros) à disposição do governo.

Em vez de passar recibos verdes e ser tratado como uma árvore das patacas pelo governo o melhor é arranjar um país a preço de ocasião e montar um governo com um sistem fiscal tão genial quanto o português. Não tem risco, é barato e dá milhões.

Shivafaa disse...

Dia 1 e ainda nada.

Bem...isto já está a deixar-me doida...o melhor mesmo é esquecer, fazer de conta que nada aconteceu e que ninguem prometeu nada....e isto porque é o melhor a fazer....afinal....reclamar não vale mesmo a pena, ninguem faz nada, só gostaria de saber uma coisa e se alguem tiver essa informação por favor ajude-me. A quem ou onde posso dirigir-me para fazer queixa da repartição de Finanças?...nem é pelo IRS, é pelo IVA...dado que a minha reclamação graciosa foi, vergonhosamente, ignorada, encerraram o assunto pela "porta do cavalo" sem me informarem de nada, sem uma explicação...nada....tou tão frustrada, tantaraiva...a quem é que eu posso ir, quem me pode valer?...como se faz queixa das Finanças?...com certeza não é na policia, pois não?....não se faz queixa de uma entidade governamental na policia, ou faz?...Vou onde?...ao tribunal das Finanças (isso existe, não existe?) ou ao Ministério das Finanças?...por favor, onde é que eu posso ir, porque sinto-me um joguete nas mão de abusadores que saem sempre, sempre impunes...alguem tem de pagar pelo que me estão a fazer, já pensei ir à tv, ao "nós por cá", ou até sei lá...nem quero falar nisso....é tão frustrante, sinto tanta raiva que me obriguem a pagar algo que eu não tenho de pagar, estão-me a roubar descaradamente e eu não sei a quem me queixar. é como se me tivessem a roubar a carteira à frente da policia, a policia a ver e não faz nada, ainda se ri...é inacreditável....ás vezes parece que estou a ser alvo de uma grande partida de mau gosto.
Será que alguem me pode ajudar?
Agradeço!

Um Bem Haja todos!

Shivafaa disse...

Só pra um update:
dia 7 e nada!

Anónimo disse...

OLA AMIGOS, SOU UM CONTRIBUINTE NORMAL NAO TENHO DIVIDAS COM O FISCO E AINDA NAO RECEBI MEU REEMBOLSO DE IRS DO ANO DE 2008, NO WWW.PORTALDASFINANCAS, A MINHA DECLARAÇAO DE IRS CONTINUA COM "DECLARAÇAO COM REEMBOLSO", E NAO ME DIZEM O PORQUE E NAO SOLUCIONAM,SIMPLESMENTE CONGELARAM MEU REEMBOLSO E TAMBEM JA ENVIEI VARIOS EMAILS AO EMAIL "dsirs@dgci.min-financas.pt" E NUNCA ME RESPONDEM....PERGUNTO AO FORUM...O QUE POSSO FAZER? EM TAL SITUAÇAO?

Anónimo disse...

Olá boa noite.
Ao ler comentários de pessoas que ainda não receberam reembolso do IRS senti que fomos enganados! Sr. Ministro, somos trabalhadores e não
"mecos" Tenha respeito por nás!.
Entreguei IRS (declaração elect) 1ª
fase, ainda não recebi mas o pior é
que já no ano passado foi igual.
Se há alguma anomalia digam-me por favor. É verdade não deixei de pôr
o NIB.
Obrigada
Ana Vicente

David disse...

Entreguei a minha declaração via onlin no dia 20Abril e até a data nada...È mesmo uma miséria de país, o povo tem de pagar tudo com datas e o nosso que é nossso recebemos quando der na real gana desses srs. nos pagarem....

Anónimo disse...

Enviei o meu irs a 30 de Maio e até agora só tenho informação de ainda nem estar processado. Segundo comunicado terão pago todos até 10 de Julho e no entanto, conheço mais casos em que colocaram antes de mim, têm também tudo em ordem, e não receberam ainda.

Daniel Teixeira disse...

Bom dia, entreguei o meu IRS dia 27 de Abril, hoje dia 1 de Agosto continuo a espera de qualquer informação ou da devolução.. já mandei 3 e-mails e já me dirigi as finanças... Só nos sabem dar musica...