28 maio 2008

Depois das denúncias, o concurso!

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Despacho n.º 14753/2008

(…) determina -se que:
1 — (…)são descongeladas, com carácter excepcional, tendo em vista colmatar as necessidades educativas prementes nos Centros Novas Oportunidades, 1588 admissões, para celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo certo, correspondentes às seguintes carreiras profissionais:

a) Carreira técnica superior — 1388;

b) Carreira de assistente administrativo — 200.


Publicado no Diário da República de 28 de Maio de 2008

--------
Após diversas denúncias, finalmente, é anunciada a abertura de um concurso para integração de profissionais nos Centros Novas Oportunidades.

Contudo, este despacho assume que os/as formadores/as, que trabalham cerca de 30 horas por semana, são colaboradores/as eventuais, o que, naturalmente, não é verdade!

Continuaremos a bater-nos pela integração destes profissionais e reforçamos os nossos apelos para que nos façam chegar as vossas denúncias!

Falar e denunciar vale a pena e temos aqui a prova!

Sabemos que o medo existe, mas há que combatê-lo!

FERVE

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, após ler esta notícia que ospiciava um começo de saída para todos os que se encontram em situação precária, como eu, notei que na realidade este titulo de excepção é só para um grupo diminuto de pessoas, as que se encontram nos CNO... e os outros? seremos os reservas em tempo de eleições?

FERVE disse...

Caro/a anónimo/a:

A notícia não ospicia, mas sim auspicia algo de bom para alguns profissionais.

Como referimos no texto, continuaremos a trabalhar para que esta realidade se alargue também aos/às formadores/as dos CNO's.

Para tal, contudo, é necessário que as pessoas interessadas se disponham a falar e a fazer algo para mudar as suas situações.

Este é um trabalho de todos/as!

FERVE

Anónimo disse...

Achei uma passagem do despacho fantástica "Estas equipas integram também pessoal administrativo e, eventualmente, formadores nas diversas áreas profissionais".Ora no meu CNO nem existem administrativos, nem os formadores são eventuais, uma vez que trabalhamos tantas, e em alguns casos mais, horas que os profissionais de RVCC. SIMPLESMENTE RIDÍCULO.

Anónimo disse...

É lamentável que neste processo dito de integração dos profissionais de rvcc, não estejam incluídos os formadores.
Formadores, a quem lhes é exigido habilitação para a docência.
Nos cnos das escolas os formadores são professores com horário completo. Ou se não são, vão passar a ser,segundo nova regulamentação do M.E.
Nos cnos de outras entidades estatais, estes são considerados trabalhadores eventuais e como tal trabalhador a recibo verde, sem as regalias que outros colegas de escolas usufruem.
Novas oportunidades? Ou o oportunismo de quem governa?

Anónimo disse...

FERVE,
Participei na petição entregue por vós à AR, tendo reunido largas dezenas de assinaturas em Lisboa, e tenho acompanhado o vosso empenhamento nesta causa. De certa forma andavamos quase adormecidos. È que não é fácil lidar com uma situação de anos de precaridade, às vezes é mehor não pensar...Essas medidas estão a surtir efeito pelo menos nas Novas Oportunidades. Obrigada por nos acordarem. Bem hajam.
MF

Anónimo disse...

Se este despacho produz efeito a partir de 9 de Maio de 2008 porque se mantém as contratações a recibo verde?
Em alguns Institutos Públicos este descongelamento só será efectuado no final do ano. E Porquê?
Porque assim tem tempo para efectuarem as restruturações das carreiras da função pública e integrar os técnicos internos nos CNOS.
Até lá os recibos verdes asseguram o trabalho, como mão de obra barata, e no final do ano resta-lhes a pancadinha nas costas pelo belo serviço prestado ao longo destes anos, pois nem a subsidio de desemprego tem direito!
Senhores governantes não nos rotulem de imbecis. Calamos por medo de represálias profissionais mas ainda não perdemos a capacidade de pensar e emitir a nossa opinião num país cada vez oprimido.

Anónimo disse...

Parece que a notícia dos concursos para contratos já começa a correr nos corredores dos CNO´s. Hoje a "minha" coordenadora comentou que soube de fonte informal que íam abrir concursos para os profissionais de RVCC, mas vão ter que ficar em regime de exclusividade e trabalharem 40 horas semanais, incluindo as horas após as 17.30h, o que não é válido para as senhoras do quadro, tal como a referida coordenadora e as "conselheiras" que vieram dos Centros de Emprego assumir as funções de técnicas Superiores de Diagnóstico e encaminhamento. Vamos ver no que vai dar.