26 maio 2008

Testemunho: Administração Pública

Tenho 41 anos, estou há oito a trabalhar a recibos verdes, num Instituto do Estado, com contratos semestrais.

No final de cada semestre, tenho de apresentar um relatório de actividades em que me obrigam a escrever que não tenho hierarquia, nem horário, o que não é a realidade, pois tenho de entrar antes das nove horas e nunca há horas de saída.

Cada contrato semestral que me efectuam está "associado" a algum projecto ou financiamento, que, neste momento, é o QREN. As funções que vêm descriminadas no meu contrato nunca são as que efectuo, tendo sempre mais responsabilidade que me é imputada por uma chefia, que seria suposto eu não a ter.

Quase que pago para trabalhar, estou a ser constantemente ameaçada, pela minha suposta chefia e ninguém faz nada.

O que mais me revolta nisto tudo é que trabalho muito e aqueles que são do quadro, têm tempo para tudo, ir ao cabeleireiro, às compras, tratar de assunto pessoais - basta só entrarem ao serviço colocar o dedo e saírem novamente.

Pago 155 euros para a Segurança Social, mensalmente, direitos não tenho nenhuns, nem baixa, nem subsídios, nem desemprego e férias dão porque o Conselho Directivo assim o permite com o pagamento do vencimento nesse mês que estamos de férias.

Trabalho num Instituto quem tem muitos cursos de formação e que no departamento a que pertenço imputam-me responsabilidades de cerca de sete cursos, por trimestre ,outras vezes mais, depende do número de participantes.

Em oito anos muito teria para contar... Obrigaram-me a frequentar o RVCC, para não me despedirem, com a agravante de que já poderia ter terminado o 12º ano, mas tendo sempre que desistir, por três anos consecutivos das aulas que tinha à noite, por não ter horário de saída e nunca conseguir chegar à escola a horas.

É lamentável estar nesta situação e o Estado, que devia dar o exemplo, é quem tem mais trabalhadores a recibo verde e à hora!

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou numa situação semelhante, mas como técnico superior, desde 2002

Ricardo Costa disse...

Está na hora de reivindicarem os vossos direitos de forma seria e eficaz. Já se viu que nenhum dos partidos com assento parlamentar e muito menos os partidos de governo, PS e PPD/PSD, se interessam por nós. É que ao que parece somos poucos e geralmente estamos tão fartos deste sistema político que nem nos damos ao trabalho de ir votar. E, como tal não somos ameaça para ninguém.
Eu tomei uma decisão e vou lutar pelos meus direitos. Decidi apoiar um movimento de cidadãos que pretende chegar a ser um partido político com o lema de mudar Portugal. Pelo que já vi e li sobre eles acredito que isto possa mudar, quem estiver interessado que me siga, porque tudo é melhor do que o que está instituído.

FARTO DESTES RECIBOS VERDES, FARTO DESTA POLITICA E FARTO DESTES POLITICOS.

mendes disse...

Temos de formar um partido, mas que defenda os espoliados, ou seja os jovens precários deste país, que são, sem sombra de dúvida, o melhor que este país já formou.

se quiserem vamos a isso.

mendesc