24 junho 2007

Testemunho: Fisioterapia

Acho muito bem esta iniciativa para ver se conseguimos formar uma força extremamente forte para que faça o Governo mudar de ideias quanto aos recibos.

Tenho tanta coisa que contar que nem sei por onde começar…

Estou há recibos verdes há dois anos. Não tenho direito a férias, não tenho direito a nada e, sinceramente, nem eu próprio tenciono ter férias, porque com 24 anos e sem pais ricos preciso de ter dinheiro para comprar uma casa e, como tal, sujeito-me a trabalhar para amealhar mais algum.

Recentemente tive uma bursite e uma tendinite (é verdade) e mesmo assim ia trabalhar, porque tenho a certeza que, se metesse baixa, quando chegasse já lá tinha outro no meu lugar e eu ia rua fora.

Trabalho num lar de idosos a recibos e, recentemente, fizeram-me uma proposta que dá vontade de rir: propuseram-me que passasse recibo de 20 euros por tratamento de fisioterapia e desse 10 euros à casa. Ou seja, vou passar recibo de 20 euros, descontando tudo desses 20 euros e só recebo 10 euros.

Os utentes nem imaginam muitas vezes que estamos a recibos verdes e a precariedade do trabalho é tanto na clínica onde estou que, basta o patrão embirrar com um fisioterapeuta qualquer (à mínima coisa) que põe logo fora.

Ainda recentemente isso aconteceu a uma colega minha que teve de faltar, uma semana, por motivos de saúde... Quando voltou, já não tinha emprego, pois tinham posto outra pessoa no lugar dela.

Isto dos recibos é que é... Precariedade, trabalho barato, poucas despesas para o patrão. mas depois é o Zé Povinho que se lixa!

E isto FERVE, FERVE muito na minha cabeça. Ou é impressão minha ou anda meio Portugal revoltado? Já repararam que isto é um ciclo vicioso? O trabalho é precário, as pessoas desinteressam-se, não produzem, o país não produz. Se se desse um contrato, mesmo que fosse menos dinheiro que a recibos verdes, tenho a certeza que haveria maior riqueza no país, mais investimento, pois contrato é sinal de alguma estabilidade, por mais que não seja, alguma estabilidade emocional.

Anónimo

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou em completo acordo. Esta lógica de recibos verdes é verdadeiramente doentia. Força e coragem!

Anónimo disse...

cara colega, concordo plenamente com as suas palavras. cada vez mais estamos numa situação precária.terminei a licenciatura ha 3 anos, ainda não consegui qualquer tipo de estabilidade, vejo pessoas não qualificadas "massagistas" a ganhar o triplo que eu...infelizmente tive que abandonar a ideia de ser fisioterapeuta pois não conseguia ganhar o suficiente para pagar as contas.mas como é triste ser licenciado neste país!!

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião. Trabalho numa empresa bem cotada no mercado a passar recibos desde 1999. Já ouvi falar dos mesmos exemplos na função pública. Isto não é um país, é um campo de concentração. Por vezes fecho os olhos e acho que 1755 fui um trabalho incompleto. Já deveriamos ter desaparecido como povo! Mas estas atitudes políticas e as sucessivsa democracias de fachada para lá nos conduzem, portanto tenho esperança.