21 junho 2007

Testemunho: Administração Pública

Tenho visto os testemunhos colocados no Ferve! Também me identifico com eles pois há anos que trabalho para a Administração Pública, em diferentes organismos, sempre a Recibos Verdes.

Dizem-me que sou fundamental para o andamento de certos projectos (que depois aparecem publicitados com políticos muito contentes a inaugurar!) mas que tenho que aguentar a situação, até porque tenho muita sorte por não estar desempregada. É esta a mentalidade das nossas chefias! E nós sujeitamo-nos!

Trabalhei, inclusivamente, num local da tutela da Administração Central - Instituto Português de Museus - onde a aquisição da Prestação de Serviços era de tal maneira forjada que era feita da seguinte forma: saía a informação de quanto iam pagar, nós fazíamos a nossa candidatura mediante esse valor e pedíamos a pessoas conhecidas para enviarem candidaturas ao lugar mas cobrando mais pela mesma prestação de serviços. Como a "selecção" se fazia pelo valor mínimo, nós lá conseguíamos mais seis meses.
E é assim anos seguidos... sem garantias, sem direitos... e quando acabam as prestações de serviços saímos sem ter direito a desemprego. Para não falar de meses a fio sem receber qualquer vencimento e ainda a sermos mal tratados quando pedimos esclarecimentos.

Não me vou identificar porque, infelizmente, isso pode custar o meu posto de trabalho, e é com isso que estas instituições contam. Com o nosso medo...

Considero-me conivente com tudo isto e por vezes revolto-me comigo mesma pois penso que há gerações atrás todos nós estaríamos na rua a protestar... Mas fechamo-nos com medo e quando alguém se manifesta ainda é visto como "tolinho" que não deve ter mais que fazer. Além disso, tenho colegas que se conformam com a situação e já se dão por satisfeitos de receber o ordenado (de tempos a tempos...)

Espero sinceramente que o FERVE seja mais divulgado e que constitua o início de um "movimento" concertado. Penso que muitos de nós iríamos aderir se víssemos que não estamos sozinhos.

Os meus cumprimentos.
Anónima

Sem comentários: