26 junho 2012

Comunicado: Primeira associação nacional de combate à precariedade apresenta-se a 7 de Julho

Sessão pública no Bar do Século, em Lisboa, a partir das 17h
Passados 5 anos de actividade, o movimento Precários Inflexíveis torna-se na primeira associação nacional de trabalhadoras e trabalhadores precários e desempregados. Propomos assim um espaço associativo aberto e que junte quem defende o emprego e os direitos no trabalho.
 
Respondemos ao regime de austeridade permanente que despreza os direitos essenciais, a democracia no local de trabalho e a justiça social. Mais de um milhão e duzentas mil pessoas desempregadas e cerca de 2 milhões de pessoas com vínculos precários em todo o país: um cenário que exige toda a determinação e torna ainda mais urgente este combate.
Porque sabemos que a precariedade e o desemprego afectam pessoas de Norte a Sul do país e porque queremos desde já mobilizar e apoiar quem está nesta situação, arrancamos com dois núcleos: um em Lisboa, outro no Porto.
Ao longo destes 5 anos empenhámo-nos, com muitas outras organizações e pessoas na luta pelos direitos no trabalho, contra os falsos recibos verdes e todas as formas de contratação a prazo, temporária e precária. Apresentámos propostas como a Lei Contra a Precariedade (que em breve será discutida e votada no parlamento), a petição Antes da Dívida Temos Direitos!, as iniciativas Autarquia Sem Precários ou os Prémios Precariedade. Participámos no Mayday Lisboa, estivemos activamente envolvidos no protesto da Geração à Rasca de 12 de Março de 2011 e, em todas as mobilizações que desde então trouxeram a indignação às ruas, como foi o caso da grande manifestação internacional do dia 15 de Outubro do ano passado. É este percurso, curto mas intenso, que hoje transportamos e que nos legitima neste momento de fundação.
Para esta sessão pública, além das intervenções culturais e dos momentos de convívio, iremos convidar movimentos, associações, sindicatos, muitos amigos e amigas com quem queremos continuar o caminho da defesa dos direitos essenciais no trabalho e na vida.

Sessão pública de apresentação da Associação contra a Precariedade
17h no Bar do Século | 22h Festa com concertos e DJ's
Rua de O Século 78,Lisboa
 

Sem comentários: