28 novembro 2011

COMUNICADO DE PROFESSORAS/ES DAS AEC DE EIXO E CACIA

O FERVE divulga o comunicado emitido pelas/os professoras/es licenciadas/os a exercer funções nas AEC de cacia e Eixo, que não recebem desde Setembro:


Nós, professores licenciados a exercer funções nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) através do “Projeto Escola a Tempo Inteiro” (PETIz) da Universidade de Aveiro, nos agrupamentos escolares de Cacia e Eixo, no concelho de Aveiro, queremos informar o seguinte:

Estamos desde 19 de Setembro sem ter recebido qualquer vencimento, ao mesmo tempo que acumulamos despesas regulares com a segurança social, finanças, deslocações para as escolas e materiais didáticos, o que está a criar a todos uma situação insustentável.

Os agrupamentos em causa continuam sem ter autorização do Ministério das Finanças para contratar uma entidade exterior aos agrupamentos, neste caso a Universidade de Aveiro, que por sua vez contrata os professores das AEC.

Os números de processo atribuídos ao pedido de parecer são os seguintes:
Agrupamento de Eixo – P 4630
Agrupamento de Cacia – P 4769

Isto significa que, sem esta autorização superior, os agrupamentos não podem contratar a Universidade de Aveiro o que está a impossibilitar os nossos pagamentos, posto que a Universidade afirma não poder pagar-nos sem que haja um contrato com cada agrupamento.

Sabemos de professores de outros agrupamentos que também se encontram na mesma situação, mas foi-lhes prometido a resolução dos seus contratos durante as próximas semanas.

Sempre agimos de forma profissional, mantendo regularmente as aulas e as atividades dos alunos. É desta forma que pretendemos continuar.
No entanto, chegados a este ponto, muitos de nós já esgotaram por completo a possibilidade de continuar a trabalhar sem ter receita para as despesas que diariamente o nosso trabalho nos exige.

Diante destas circunstâncias vimo-nos já forçados a não comparecer nas escolas no passado dia 25 de Novembro, sexta-feira, o que, como é compreensível, causou um enorme transtorno a muitas dezenas de pais e a centenas de alunos.

Agradecemos desde já toda a atenção demonstrada diante da situação insustentável em que nos encontramos. Por essa razão, contamos que sejam feitas todas as diligências possíveis de forma a agilizar os processos o mais rapidamente possível.
Atenciosamente,

Os professores das AEC dos Agrupamentos de Cacia e Eixo
(professoresaecaveiro@gmail.com)

Sem comentários: