04 agosto 2011

PENHORAS AOS RECIBOS VERDES: GOVERNO AMEAÇA 50 MIL PESSOAS


A dívida dos trabalhadores a recibos verdes à Segurança Social ronda os 500 milhões de euros. O Governo já conseguiu acordo para recuperar 250 milhões. A restante verba abrange cerca de 50 mil trabalhadores, que devem ao Estado uma média de 5 mil euros cada, encontrando-se com os bens e as contas bancárias sob ameaça de penhora.

"Os bons resultados na recuperação da dívida nos últimos anos e, no último semestre, em particular, têm, em parte resultado da cobrança coerciva de dívida de trabalhadores independentes, cujas participações foram, até ao final do primeiro semestre, na ordem de 500 milhões de dívida", lê-se numa carta, a que o CM teve acesso, enviada pelo gabinete do ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, em resposta ao grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

Os movimentos de trabalhadores precários manifestaram ontem grande preocupação com a intenção do Executivo em cobrar os restantes 250 milhões de euros "rapidamente", na certeza de que "o Governo se prepara para dar instruções para que o Instituto da Segurança Social avance com penhoras de bens e contas bancárias".

Sobre esta matéria, fonte ministerial adiantou ao CM: "Vamos accionar todos os mecanismos necessários para recuperar essa verba", recusando, desta forma, a possibilidade de o Governo vir a seguir a sugestão dos bloquistas para que a dívida em causa seja perdoada. "Esta cobrança é um compromisso com a troika", sublinhou.


Notícia na íntegra no Correio da Manhã

Sem comentários: