24 maio 2011

17 ETT´s LESAM ESTADO EM 15 MILHÕES DE EUROS


Dezassete empresas de trabalho temporário (ETT's) da região de Lisboa lesaram o Estado em 15 milhões de euros!

Além de se tratarem de empresas que sub-alugam mão-de-obra, desresponsabilizando as entidades contratantes; além de efectuarem contratos sucessivos, precarizando eternamente as/os trabalhadoras/es; além de ficarem com uma parte do salário das/os trabalhadoras/es; além de serem utilizadas pelo Estado para contratação de funcionárias/os que deveriam ter um contrato de trabalho, sabemos agora que 17 empresas lesaram erário público em 15 milhões de euros! Serão estes motivos suficientes para rever o funcionamento destas empresas?

Eis a notícia do Público:

Dezassete empresas de trabalho temporário e oito domiciliários da região de Lisboa foram hoje alvo de mandatos de busca por suspeita de fraude fiscal em cerca de 15 milhões euros, no âmbito de um inquérito a decorrer no Ministério Público de Cascais.

Em causa está a falsificação das declarações periódicas de IVA que lesaram o Estado naquele montante. O ministério das Finanças diz haver indícios de que os crimes de fraude fiscal, de frustração de créditos e de branqueamento de capitais que conduziram aos mandatos de captura das várias empresas “tenha sido concebido pelo administrador de uma das maiores empresas de trabalho temporário do país”, embora não revele qual.

Na operação “ET – Evasão Temporária” envolveu os serviços de inspecção tributária da Direcção-Geral dos Impostos, a Unidade de Acção Fiscal da GNR e a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros, fez hoje saber o Ministério das Finanças, em comunicado.

Foram constituídos três arguidos e apreendida “uma grande quantidade de documentação”, computadores e cerca de 10 mil euros em dinheiro. Técnicos da Direcção de Finanças de Lisboa à apreensão de bens no valor de dois milhões de euros, “com vista à garantia dos créditos tributários.”

1 comentário:

Rui Cruz disse...

A lista das ETT's é que ficava aqui muito bem! :)


Rui