26 fevereiro 2011

DENÚNCIA: SOGRAPE


No mês de Janeiro 2011, fui a uma entrevista à Sogrape Vinhos, após ter respondido a uma oferta de trabalho publicada no Jornal de Notícias.

As condições propostas eram as seguintes:

- Prestação de serviço: recibos verdes.

- 5 € /hora na semana, 6€ /hora ao fim-de-semana.
- Almoços (1 hora) no refeitório da empresa, à semana…. (fim-de-semana?).

- Horário: 10.00 às 18.00 horas.

- Trabalho aos fins-de-semana, descanso semanal (2 dias) efectuado durante a semana.
- Em caso de marcação de visitas, o descanso poderá ser reduzido para 1 dia e renegociado posteriormente.


Eis a proposta de contratação da Sogrape, para efectuar um trabalho a termo certo, de Março a Outubro, como “guia para caves de vinho do Porto”.

Ora, segundo vem noticiado no Diário Económico do dia 24/11/2010, “a Sogrape a maior empresa vitivinícola portuguesa revê em alta as suas previsões de crescimento (…)". Em 2009, a Sogrape facturou 186 milhões de euros, um aumento de 2% face a 2008. Caso as previsões se concretizem, o grupo irá facturar 195 milhões de euros.

Relembro que a Sogrape representa marcas tais como Mateus, Gazela, Grão Vasco, Sandeman, Ferreira, Offley, Callibriga (http://www.sograpevinhos.eu).


A Sogrape não é uma “empresa de vão de escada” nem parece passar por dificuldades económicas ligadas à crise!

Pensei para os meus botões: "Ficaram muito mal na fotografia!"

O ABUSO dos recibos verdes é tal, que a entrevistadora referiu a isenção no pagamento de contribuições para segurança social no primeiro ano de actividade
. É fácil perceber o esquema! Todos conhecem. Todos ! Não são mais parvos nenhuns…. Mas caiu-me mal.

Por mim, a escolha esta feita: os vinhos deste grupo empresarial ficam na prateleira.
Os recibos verdes não significam independência mas recusa de um contrato de trabalho. E não são solução para empresas públicas ou privadas!

6 comentários:

Anónimo disse...

é melhor ficarem de fora alguns iluminados, do que daqui a uns anos irem umas centenas para a rua como tem acontecido com muitas.

Anónimo disse...

o único motivo pelo qual a sogrape apresenta esse crescimento e uma estrutura de custos baixa é precisamente devido à contrataçao de recibos verdes, como nao contam como empregados sao custos variáveis, logo, fica tudo muito mais bonito para a fotografia,

Anónimo disse...

nao concordo com o seu comentario, e acho que o contrato apresentado foi bastante justo par o trabalho que é. o problema é que as pessoas hoje em dia em portugal preferem nao ganhar do que ganhar pouco, e preferem nao ter experiencia do que a ir adquirindo.
portanto quem ficou mal nao fotografia foi você - a mim demonstrou me que a sua motivação, ou falta dela, é razão para nao o contratar

Anónimo disse...

é por as pessoas não pensarem que os tempos mudaram, que o país continua como está. Ninguém o obriga a ir trabalhar, só aceita o emprego se quiser, agradeça de ainda existirem entidades que proporcionam empregos

Anónimo disse...

Quero informar que a Sogrape, é uma das melhores empresas de Portugal. Fui fazer um estágio de 1 mês, numa vindima antes de ir para Budapest.E antes de entrar fizeram todos os meus documentos para a segurança social.Bem como fui bem remunerado, para um estágio profissional. Se a Sogrape passou recibos verdes, a culpa não é deles , mas sim do estado português, que permite tal situação!!!
Sempre que compro vinhos, é da Sogrape.
Atentamente
Paulo Figueiredo

Anónimo disse...

Olá trabalhei no turismo da Sogrape, precisamente de 2011 a 2015. No primeiro ano foi a recibos mas depois foi a contratos a termo e tive que largar pois o salário líquido de um guia das caves de vinho do Porto, um sector que faz milhões por ano, não passa dos 550 e tal euros mensais. Além de muito pouco cuidado com os funcionários, muita exploração, etc