21 fevereiro 2011

DENÚNCIA: PRODUTORA DE AUDIOVISUAIS

Fui a uma entrevista para um estágio (não curricular e também não profissional, apenas um "estágio"...) na Iniziomedia, produtora de audiovisuais. As condições são estonteantes, pelo que decidi comunica-las a vocês, como se pedisse ajuda aos santos ou estivesse a confessar-me ao padre.

Tenho uma licenciatura e um curso técnico (3 + 1 anos). Já realizei um estágio de 4 meses na minha área, no ano passado. Conhecedores das minhas habilitações, eis a oferta que me propõe:

- Estágio de 4 meses.
- Horários "flexíveis" das 07h às 17h ou das 17h às 03h.
- 7 dias por semana.
- Pagamento a recibos verdes (não me permitem fazer um acto isolado, como no outro estágio que fiz). Ou seja, obrigam-me a abrir actividade.
- Remuneração de 350€.


Parece um sonho, não é? Abro actividade, fico sem vida e recebo como um milionário. E fizeram questão de dizer que "é um estágio mas é para trabalhar!"

Tudo isto leva-me a pensar que ninguém devia aceitar propostas indecentes como esta, que só ajudam a habituá-los mal. No outro estágio que fiz trabalhei a doer durante 4 meses (quase sempre mais de 8 horas diárias), não fui recompensado e mandaram-me embora. E aqui é o mesmo que vai acontecer a quem aceitar a proposta. E mesmo que não seja, mesmo que após os 4 meses insiram a pessoa na empresa, não há forma de adivinhar isso. Pelo contrário, só dá para adivinhar 4 meses de exploração.

8 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BOM!

Marota disse...

Boa tarde estimados Bloguistas! Sou uma portuguesa que vive fora de Portugal porque recusei o nível de vida que iria ter se não tivesse deixado o país. Já vivo há mais de 20 na Alemanha e profissionalmente nunca me arrependi de o ter feito. No entanto o estado em que o meu país actualmente se encontra, não me deixa indiferente, e como não quero só protestar, resolvi deixar de me queixar e passei ao activo - "falar menos e fazer mais".

Inciei uma petição contra o abuso na "doação de postos de trabalho na função pública", mas como não vivo em Portugal a divulgação desta petição está a torna-se um tanto difícil. Por isso venho aqui pedir o vosso apoio, não só apelando que assinem, mas também que a DIVULGUEM. Eu sei que este acção não vai tirar Portugal da crise, mas quem sabe muitas acções como esta, talvez um dia comecem a dar fruto.

Aqui a exposição do problema e petição:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=ARTIGO47

e aqui pode assinar:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=ARTIGO47

Caso assinem, não se esqueçam de validar a vossa assinatura através do e-mail que irão receber após preenchimento do boletim.

Muito obrigada!!!!

Marota disse...

Triste, muito triste!

Vitor Nobre disse...

Mas isso vai de encontro ao que ainda ontem Miguel Sousa Tavares dizia na televisão: mais valia, aos jovens, terem trabalho de escravo do que estarem desempregados. É a cultura social e empresarial que temos. Continua-se a pensar que competitividade é ter mão de obra barata e não qualificada. Dia 12 estaremos em manifestação.

Anónimo disse...

então o problema era teres que trabalhar, certo?
entendi...

Anónimo disse...

Infelizmente é a situação que vivemos hoje em dia. Odeio a ideia de ter de me conformar, nem quero.
Conheço muito bem essa empresa de que falas e acho bem que se bata o pé.
O problema é que há quem aceite essas condições. E enquanto houver...estas condições vão continuar a ser alimentadas.
è uma falta de respeito.
Aqui entre nós, se fosse a ti fazia uma denúncia e uma manifestação à porta da empresa. Eheheh.

Anónimo disse...

A quantidade de trabalhadores da Plural Entertainment que estão a falsos recibos verdes mesmo após um ano de serviço.

Vergonha!!!!

Anónimo disse...

Não percebo porque raios se queixam...350 euros??? O quanto eu n dava pra poder receber isso! Tou numa produtora de audiovisuais a receber 150 euros ao mês! Pra mim, 350 euros éra um sonho! Podes dar me esse emprego? É que andei à procura e só encontro estágios de 3 meses não remunerados! Esse ao menos dão me mais guita do que o sítio onde estou!