12 janeiro 2011

ACT PROMETE COMBATER FALSOS RECIBOS VERDES E TRABALHO NÃO DECLARADO


José Luís Forte esteve ontem no Parlamento, onde garantiu que será dada prioridade ao combate ao trabalho dissimulado e não declarado. O novo Presidente da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e Inspector-Geral do Trabalho disse mesmo que "é evidente que há mais de um milhão de trabalhadores nesta situação". Especificamente sobre o combate aos falsos recibos verdes, José Luís Forte diz ainda que a Ministra já foi contactada e que ambos pensam que "é possível fazer mais".

Estas palavras parecem ainda sintonizadas com os anúncios iniciais de José Luís Forte. Esperamos agora por essa coragem e energia no combate aos falsos recibos verdes, no reconhecimento de direitos e na regularização da situação injusta que afecta tantas pessoas. À falta de um posicionamento claro do Governo, é importante saber que o Presidente da ACT reconhece que mais de um quinto de todos os trabalhadores em Portugal vive sujeito à total arbitrariedade, sem direitos e sem contrato de trabalho.

José Luís Forte garantiu ainda já estar regularizada a situação na própria ACT, onde, como se sabe, existiam também dezenas de trabalhadores a falsos recibos verdes. Pelo menos, os erros da anterior direcção da ACT estão a ser, um por um, reconhecidos. Os precários tinham razão quando exigiam prioridade ao combate aos falsos recibos verdes e a regularização da situação na própria ACT. Agora é preciso esperar resultados. Porque, obviamente, palavras não chegam.

Notícias, por exemplo,
aqui, aqui ou aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Onde está o combate prometido pela ACT aos falsos recibos verdes?Cada vez há mais jovens nestas condições.O dinheiro que recebem quase só dá para pagar os impostos, andam a trabalhar para encher a barriga aos patrões que enriquecem à custa da exploração do trabalho dos outros.Esta geração tem que acordar e dizer basta a esta gente sem escrupulos.

maria disse...

Os jovens têm que dizer basta! a esta situação precária e aos falsos recibos verdes.Uma forma de protestarem é votarem em branco nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Espero que arrumem a casa depressa e depois venham a Castelo Branco! Isto precisa duma limpeza. Há muita gente honesta e trabalhadora a ser roubada todos os meses! Já para não falar na ilegalidade da empresa em ter dezenas de funcionários como falsos recibos verdes.

Anónimo disse...

Sou claramente um falso recibo verde. Estou há quase 2 anos nesta situação. E tendo em conta o Código de Trabalho, cumpro um horário fixado pela empresa, uso material e equipamento da empresa, só passo recibo para esta empresa, pago a minha SS.. enfim, até tenho direito a férias, mas subsidio de férias ou Natal.. nem vê-los! Alguém me pode explicar se caso faça queixa da entidade, quanto posso ganhar financeiramente falando! Ahhh ganho 800€!