15 março 2012

FERVE E PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS COMENTAM LEI HOJE PUBLICADA


Os movimentos contra os falsos recibos verdes, FERVE e Precários Inflexíveis, consideram que a legislação publicada, esta quinta-feira, sobre os subsídios de desemprego para os trabalhadores independentes é "um insulto" e pedem mais fiscalização.

"É um verdadeiro insulto. É gozar com as pessoas, dizer-lhes que têm que viver com a precariedade e ainda têm que aceitar que se façam leis a fingir que as vão abranger, quando nós sabemos que com as regras como elas estão previstas muito poucas pessoas terão acesso a estes subsídios", disse à Lusa Tiago Gillot, dos Precários Inflexíveis. Para o membro do movimento, ainda que algum destes trabalhadores independentes tenha acesso às prestações, "será com valores muito baixos".

Segundo Tiago Gillot, este documento "desmente ainda muitos meses de propaganda" e adia uma vez mais a resolução de uma "fraude social" de grande dimensão que é o facto de termos milhares de trabalhadores sem direito ao mais básico que é o ter um contrato social.

Também Adriano Campos, do movimento FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes, considera que o diploma é uma "desilusão para muitos milhares trabalhadores que estão à porta do despedimento".

"O Governo optou por juntar no mesmo modelo verdadeiros trabalhadores independentes, que não terão acesso ao subsídio de desemprego porque fazem o seu serviço a diversas entidades e os falsos recibos verdes, que no fundo são aqueles que vão receber porque são aqueles que efetuam descontos a 80 por cento ou mais para a mesma entidade", refere.

Notícia na íntegra no JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma treta... que, aliás deve surpreender pouca gente...

Anónimo disse...

Fui uma falsa recibo verde. Muitas vezes trabalhei com contrato de prestação de serviços, mas tinha horário laboral completo e local fixo. Se não passasse o recibo verde com desconto IRS e IVA, não recebia o salario. Isto, quando me pagavam, pois muitas vezes esperei meses e anos infrutíferos.