05 fevereiro 2011

FALSOS RECIBOS VERDES NA REDITUS (serviço de call-centre para Vodafone e Worten)


O FERVE divulga um testemunho que nos chegou, denunciando a situação de precariedade e falsos recibos verdes que é vivida pelos/as trabalhadores/as de um call-centre, em Castelo Branco.

Estas pessoas prestam serviços à Reditus que, por sua vez, presta serviço à Vodafone e à Worten Espanhola.

Fizemos chegar este testemunho à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), a todos os partidos políticos com assento parlamentar e também à Câmara Municipal de Castelo Branco. Aguardamos respostas.

-------------


"A Entidade Empregadora é a Reditus (Quinta Pires Marques, Castelo Branco) que presta serviços para a Vodafone e para a Worten espanhola.

Sei que a contrato têm apenas um grupo de funcionários que entraram nas primeiras formações; os supervisores também têm contrato, mas só passados seis meses de função!


Os trabalhadores têm horários fixos (por exemplo, trabalham das 09-18h de Segunda a Sexta ou aos fins de semana, conforme a linha) e têm de picar o ponto no sistema informático. Alguns passam de comunicadores a formadores mas permanecem a recibo verde e continuam a ser polivalentes na função. Todo o trabalho é desenvolvido nas instalações da empresa. Do pessoal que lá trabalha, quase todos têm rendimentos provenientes apenas desta entidade. Muitos deles já têm que fazer retenção na fonte e pagar Segurança Social (por terem passado o período de isenção) e nem fazem ideia do rombo que vão ter no fim do mês.


Faz-me confusão é como é que com tanto cruzamento de informação, a Segurança Social e as Finanças não percebem que a malta tem 100% do honorários duma mesma empresa todo o ano e quase todos os meses vão lá jovens abrir actividade!


A ACT esteve lá em Janeiro, mas quem foi chamado foi escolhido a dedo e teve uma formação ultra-rápida sobre o que dizer!

Já se fala que o presidente da Câmara está a fazer pressão para que seja cumprido o contrato inicial que penso que referia que metade dos funcionários tinham de estar a contrato! No entanto, do falar à acção ainda falta muito."


ACTUALIZAÇÃO: Na sequência desta denúncia, o Bloco de Esquerda endereçou um pergunta ao Ministério do Trabalho, bem como o PCP.

36 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que a Reditus SÓ trabalha a recibo verdes.
Nunca colaborei com eles, felizmente, mas já há coisa de 5 anos numa resposta a anúncio, ligaram-me, entrevistaram-me por telefone e disseram que o "contrato" seria por recibo verde, ao que que recusei e pedi para que não me ligassem a oferecer trabalho nesta modalidade. A senhora do outro lado então disse que iria sair da base de dados da Reditus pois esta APENAS trabalha a recibo verde. A mim parece-me dupla precariedade e ilegalidade, não? Trabalho temporáro (que não é) e pago a recubo verde? Toda a gente sabe desta condição da Reditus e a ACT nada faz.

Mya ideia disse...

Boa tarde, conheci este blog a pesquisar na net...
desculpem se as coisas não funcionam assim...
eu preciso de saber se me colectar para participar em feirinhas de artesanato posso pedir a isenção da segurança social, ou caso seja o meu marido a colectar-se e como ele trabalha por conta de outrém pode perder o abono da familia que a nossa filha recebe?
se me puderem responder agradecia...
abraço

Pedro Santos disse...

Estes otários/vigaristas da Reditus pensavam que era só chegar à província e fazer o mesmo que fazem em lisboa, explorando os jovens que têm poucas saídas profissionais e colaborando com empresa que julgam que estão na Índia, que despedem pessoas do quadro pata colocar no seu lugar (a "tirar" fotocópias e a fazer "scan" de documentos) trabalhadores em regime de outsourcing, supervisionados e chefiados por gente mal formada e cuja instrução não passa de um 9º ano mal "feito", como é o caso de um tal H.Santos...A denúncia destes casos não se deve cingir a estes sites mas também ao tribunal, para denunciar e julgar os empregadores "falsos recibos" verdes que vigoram em barda neste país.

Anónimo disse...

É verdade sim sr. Trabalho na Redware que pertence ao grupo Reditus e posso confirmar. Só trabalham com recibos verdes. Eu estou assim há 4 anos! E há gente na empresa há muito mais tempo do que eu sempre a recibos. Temos horário fixo de trabalho, tabalhamos no edifício do cliente, usamos as ferrementas deles, respeitamos uma hierarquia, enfim toda aquela história dos falsos recibos que já é conhecida mas nunguem quer ver. É uma vergonha o que esta empresa anda a fazer...Precaridade ao mais alto nível!

Anónimo disse...

Boa noite a todos os que vivem esta realidade.
Trabalho (recibos verdes)com contrato de prestação de serviços á anos pela Redware nas instalações da Vodafone no parque das Naçoes, temos horários , escalas de fds , folgas não remuneradas , férias que tem que ser aprovadas , temos supervisores e coodenadores a quem temos que reportar tudo e somos avaliados , tambêm temos de picar ponto eletrónico, não recebemos sub.natal, nem sub. férias nem sub de almoço, arrastamo-nos pelas várias areas pois não há trabalho porque foi práticamente todo dirigido para Castelo Branco, e quando já não têm o que fazer com as pessoas ameaçam-nas dão-lhes ultimátos com pressões psicológicas para irem embora e algumas não aguentam e vão mesmo ,e mais agora com o novo codigo contributivo está mesmo insustentável, alguns de nós são mesmo obrigados a contrair divida á Seguraça Social por não conseguirem suportar os impostos (ele é Iva, S.Social , Irs , pagamentos por conta e seguros de acidentes pessoais e transporte )e os direitos onde ficam e a nossa qualidade de vida , não há está claro! Nesta Empresa não trabalham só meninos acabados de sair da faculdade ,mas sim pais e mães de filhos a quem têm dar de comer . Neste momento trabalho somente para pagar impostos, podemos sempre denunciar estas situaçoes mas a ACT mas as denuncias a estas Empresas perecem não ser uma prioridade. É uma injustiça.

Anónimo disse...

O que se está aqui a pretender fazer é uma tremenda injustiça!

Sou prestador de serviços para a Reditus em Castelo Branco e com muito gosto!!

Quando a oferta de emprego era quase nula eles deram a mão a muita gente e aqueles que se queixam são os que não produzem porque esses sim, famintos de contratos para não fazer nada, aqui ganham menos que os outros. O resultado da minha produção faz com que consiga ter um nível de vida que antes não tinha. Tenho que pagar SS e IRS e então? Qual é o problema? Ainda assim fico no lucro face aos contratados que comigo trabalham.

Nunca ninguém me obrigou a nada ali dentro e não conheço nenhum sitio onde se trabalhe tão bem e com tão bom ambiente.

Esses que apontam defeitos, são lambões! Ganhar sem trabalhar?? É por isso que Portugal está como está!

Unknown disse...

Lambões??? Que não querem trabalhar??? Olha convido-te a pedires transferencia para a vodafone, para o millenium bcp, para a cgd, para o santander, trabalhes com as metricas que la são praticadas e depois conversamos. Garanto-te que em todos estes clientes da reditus há gente que se mata a trabalhar e nem o ordenado minimo tira... se trabalhasses o que eu trabalho se calhar nem te aguentavas em pe ao fim do dia, pensas que andamos aqui todos a brincar ou que? Pessoal que trabalha em arquivos, faz montes de horas por semana, fins de semana, sempre sob pressão e não vê reconhecimento nenhum da parte da empresa! Pessoas com filhos, outras com casas para pagar... Se estás assim tão bem deixa-te ficar, que bom para ti. Não venhas é chamar lambões a quem não conheces, porque provavelmente em qualquer um dos clientes que mencionei atrás, se calhar nem uma semana lá duravas... esta prática da Reditus é ILEGAL!!! Não podem fazer isto às pessoas! Lá porque um ou dois estão bem, não tira a razão a dezenas que andam a ser explorados há anos!

Indy_jones disse...

Olha o anónimo aqui de cima que deve ser o patrão da empresa fazendo passar-se por recibo verde! Que anormal...

Anónimo disse...

Epá!!Cala-te

Anónimo disse...

Caro amigo anonimo de CB , se é que lhe posso chamar isso!
Só para tua informação , se ganhas bem , quer dizer que tens trabalho ,e isso podes agradecer ás pessoas da sede na Expo pois para tu não andares a cavar batatas (que deve ser para isso que o teu curso serve )na sede não há trabalho ,mas quando acabar o tempinho do estado estar a enfiar ai subsidios e isso ai em Castelo Branco fechar quando o Sr Presidente da Camara vos tirar a barraca e voltar tudo para baixo vais saber do que estamos a falar e ai vais conhecer a fila para o centro de emprego ou então vais voltar á enchada .

Bruno disse...

Para anonimo: Dá mas é a cara... e vai trabalhar. Bom ambiente? Boa qualidade de vida a recibos verdes??? Quanto te pagam por fora? Quanta graxa das aos teus chefes? Na reditus há sim muito mau ambiente, graças a falta de profissionalismo e carácter de quem gere a casa, que pensam que vêm da capital para Castelo Branco armados em senhores doutores e podem fazer o que querem com os coitados que lá trabalham, com filhos e familias para sustentar... É por estas e por outras que vemos empresas como esta a ter lucros de milhões ao fim do ano, como o caso do ano passado, e à custa da exploração á qual a muitos que la trabalham (como eu) estão submetidos. A tudo isto acresce as grandes doses de pressão psicológica á qual muitos estão sujeitos. Nem direito a férias temos... E quando nos dão um dia de folga é quase por favor... É POR CAUSA DE LAMBÕES COMO ESTES, QUE PENSAM QUE PODEM PASSAR POR CIMA DE TUDO E DE TODOS, E FAZER-NOS DE PARVOS E CEGOS, QUE ESTE PAIS ESTÁ COMO ESTÁ!

Anónimo disse...

Quem achar que Reditus e Redware é um boa empresa para trabalhar deve ser louco, como é podem dizer bem de uma empresa que está a cagar mesmo para quem se mata de trabalhar para ganhar para pagar o Estado Português que também trabalha com recibos verdes, meus camaradas estamos nas mãos destes corruptos que só querem enriquecer a nossa custa "Falsos recibos Verdes" este senhor de Castelo Branco não deve ter ambições e acha que a vida como está esta bem, bom para ele, muitos ou a maioria de nós fomos enganados na conversa de um salário alto mas sempre na esperança de encontrar uma coisa melhor, infelizmente não é o que acontece e temos que nos sujeitar a este tipo de trabalho para podermos sobreviver.quanto aos supervisores são uns coitados que não percebem nada de nada e que estão onde estão porque são uns lambedores de botas.
Só espero que um dia alguém (Politico) acorde e pense que o seu filho também poderá vir a estar nesta situação ou pior e que faça alguma coisa por quem quer trabalhar, ter uma casa, família, etc. uma vida normal, sem ter que contar tostões todos os dias quando se trabalha a uma métrica impraticável com se trabalha na Reditus para enriquecer as grandes empresas que preferem um trabalhador da Reditus que faz mil e uma coisa de que um funcionário da própria empresa que faz uma só tarefa e quando o faz, é por causa destes também que estamos na merda.

Anónimo disse...

Este comentário parece de quem já lá trabalhou. Então deves estar melhor agora a ganhar o ordenado minimo num qualquer sitio a servir batatas fritas a repor produtos numa grande superficie ou a gastar o dinheiro dos contribuintes num suposto estágio. Acorda para a vida! Ninguem consegue viver com o ordenado minímo. Ali trabalhamos muito, mas ao menos recebemos exactamente o que trabalhamos. Não devias trabalhar corno se estás melhor com o ordenado minimo. Eu tambem sou dos que estou contente. Já agora, se tanta gente resmunga por estar mal, porque é que continuam a trabalhar para a Reditus? Ah! Já sei, não devem querer ir cavar batatas! Ao amigo que fala nas "enchadas" que vá aprender a escrever, é ENXADA. Arre que é burro e goza com quem vive da terra. Modernos de Lisboa que pensam que o Leite vem dos pacotes do hiper mas não conseguem nada melhor que Recibos Verdes na Reditus (é porque não deve ser assim tão mau).

Anónimo disse...

É mais porque não há mais nada... E as pessoas têm que viver. E a Reditus aproveita-se disso para explorar... Vem para a expo, para a sede para ver se continuas com esse discurso... Mudas logo de ideias...

Anónimo disse...

Para falares tão bem da REDITUS é porque és dos poucos que não está a recibos verdes... falas de boca cheia... de leite da provincia. Cuida para que não caias. O poleiro não dura para sempre... já te viste ao espelho??? a terra dos tomates é no ribatejo!!!

Anónimo disse...

Contra a legislação laboral não há palavras. Unam-se os trabalhadores e levem o caso a tribunal do trabalho, assim esses senhores que estão bem engolem os sapos todos de uma só vez.
Devem pensar que ainda vivemos no tempo dos Faraós.

Cumprimentos a todos,

Anónimo despreocupado

Anónimo disse...

Trabalho na Reditus e alem de trabalharmos a recibos verdes e sermos mal pagos, quando chega o dia de receber ainda nos ficam a dever como é o caso deste mes de fevereiro, deveriamos receber hoje e ate agora recebemos 0€ e dão a desculpa que foi por causa de problemas dos bancos. Empresa de merda.

Anónimo disse...

Neste preciso momento 11/03/2011, em que os trabalhadores a recibo verde da Reditus estao a ser forçados a assinar um contrato fantasta, gostaria que alguma televisao fosse ver o que se passa

Anónimo disse...

um contrato fantasma onde além do contrato pretendem precaver-se que fique limpo tudo o que está para trás, através da assinatura de uma revogação do anterior contrato e liquidação de contas. Isto porque, têm perfeita noção que o anterior contrato ao ser denunciado garante efectividade e tem direito a indemnização. Abram a pestana

Anónimo disse...

Contrato esse q so esta a ser feito porque estao a ser pressionados pelas entidades competentes, e pelo cliente, senão ainda estariam a praticar falsos RV.
E ainda acham q nos estao a dar uma grande coisa!

Anónimo disse...

http://www.precariosinflexiveis.org/2011/03/trabalhadores-recibos-verdes-na.html

ODETE CARVALHO disse...

REDITUS É A TELECOM FRANCESA COM PARCERIA DA VODAFONE
PAGAM O ORDENADO MINIMO PARA DAREM MUITA FORMAÇÃO, SÃO CONSCIENTES OS CHEFES NÃO PODEM TRANSMITIR SABERES...não sabem!!!!

Anónimo disse...

a reditus e grupo visabeira podem se juntar os dois. é so um cambada de xulos. so lucros para eles e os colaboradores sao esterco para eles. estas empresas sao todos finos.isso sim.

Anónimo disse...

a reditus e grupo visabeira podem se juntar os dois. é so um cambada de xulos. so lucros para eles e os colaboradores sao esterco para eles. estas empresas sao todos finos.isso sim.

Anónimo disse...

Acrescentem aí a reditus de Lisboa.
Falo por experiência própria. Ainda está pior. Mas vou amanhã ao Ministério do trabalho resolver isto. Recibos verdes com contracto mas sem ferias nem salário base, mas com horários, e por aí fora... enfim. Mais uma empresa a ajudar a economia deste nosso paradisíaco país.

Anónimo disse...

Desde o primeiro dia que entrei na reditus da Av. de roma pela 1ª vez que me deparei com o tipo de pessoas que são,
parece que treinaram todos o discursono mesmo sitio, pensam todos que são superiores e têm todos as mesmas técnicas,
mandam os colaboradores darem certas respostas a clientes e quando dá mau resultado colocam-lhes processos em cima.

Não despedem ninguém, forçam as pessoas a despedir-se, falam mal para as pessoas, e nota-se uma falta de profissionalismo
os chefes nem sabem o que é um call center e acham-se a ultima bolacha do pacote, fazem competição entre equipas, ligam para as linhas
e desligam só para baixar os niveis de serviço. Nunca pagam correctamente, não passam o devido recibo,. temos que pedir se precisar-mos,
têm que ser os colaboradores a contabilizar tudo, não têm registos de nada, chegam a dizer para despachar-mos os clientes para atender-mos mais e mais chamadas
são uns incompetentes, fecham os colaboradores nas salas e gritam com eles sem deixa-los expor a opinião...etc, dava um livro, depois ainda dizem que é o melhor ambiente de call center....lol...

Anónimo disse...

Acho que nunca vi tanta ignorância junta...
Povinho insatisfeito!
Se estivessem desempregados como milhares no nosso país, não se queixariam de barriga cheia.
Antes trabalhar a recibo verde, ganhando em função da sua productividade que chegar ao final do mês e só ter o recibo da água e da electricidade... para pagar!
Devem pensar que nas outras empresas é tudo um "mar de rosas"... Hahahahahaha!!!... venham trabalhar para onde eu estou e vão ver como custa estar a contrato... mas estou feliz porque tenho trabalho!
Cambada de ingratos!!!

Anónimo disse...

Anónimo
Tou mesmo a ver que vista lá da tua Stº terrinha para a cidade.
Vai cavar batatas malandro.

Anónimo disse...

Reditus /Redware é tudo o mesmo,falsos recibos verdes, horarios que se tem de cumprir nas instalaçaoes da Empresa para onde fomos enviados,material pertence há mesma,trabalho para eles ha 5 anos, nessas condiçoes,com alguns truques pelo meio passo da REDWARE para a REDITUS ao fim de 3 ano.Tenho ordenado durante a formaçao depois passa-se a chamada que em alguns sitios é a 0.35 centimos... Ou entao recebe-se durante mais de 6 meses valor por formaçao,assina-se contratos com data apos um mes de iniciar o trabalho . Se nao ha chamada não ha ordenado porque não existe base. Lindo, não é ? Habilitaçoes da maioria dos colegas ? Cursos Superiores ! E ainda ha quem diga bem dos recibos verdes ? Bem diz a Deolinda que parva que eu sou...

Anónimo disse...

Bom dia. Estava a pensar em ir para a reditus uma vez que onde estou estão a fazer redução de pessoas devido a não haver "plano" para cumprir. (Adecco/TMN) Pelo que li não pagam sub de ferias ? Sub de refeição? Folgas é por favor ? Expliquem-me estes pequenos pormenores para não ficar pior do que estou. Se é assim, por norma quanto tira uma pessoa que faz 8h diárias com 2 folgas semanais ?

Cumps.Obrigado

Anónimo disse...

A Reditus é propriedade de pessoas com enorme relevância na sociedade portuguesa e por isso não interessa investigar, não é Miguel Paes do Amaral?

Ora bem, o grupo Reditus divide-se em várias empresas participadas, umas dedicam-se aos seguros, outras às operadoras (TMN, VODAFONE, etc.)

Tirando os engenehiros informáticos contratados para a Intereditus (outra empresa participada) o resto vale tudo pouco mais que ZERO! Senão reparem, todos estão a recibos verdes e ganham em função daquilo que produzem, alguns estão colocados nas sedes dos clientes, bancos, seguradoras, etc...
Outros e nomeadamente ao serviço do Santander Totta estão na Estrada do Seminário em Alfragide, num prédio da Reditus, todos a recibos verdes, sem subsidio de almoço, de natal, de ferias e quando não trabalham não recebem, quando os processos não são finalizados não pagam, ainda que a culpa não seja do colaborador.
Os supervisores são uns desgraçados, o gestor de cliente não percebe nada daquilo.
Todos ganham muito mal, mesmo os contratados ganham mal.
Para ter um ordenado decente é necessário trabalhar 7 dias por semana, não há direito a feriados.
Faz lembrar a CHINA.
No entanto e tenho de ser justo, os responsáveis pela REditus são BURROS, na altura em que os bancos faziam milhares de creditos à habitação, a reditus lucrava centenas de milhar de euros por mes, não controlando nada. Ora, sao os colaboradores que elaboram o seu proprio relatorio diario, sobre o qual recebem, os supervisores, coordenadores não faziam a minima ideia de quantos processos entravam por dia, sendo que so os emitidos eram pagos a cerca de 3 euros cada carta de aprovação e de 7 cada minuta de contrato.
Não custava nada comê-los, ponha-se as suspensas como emitidas e era um tal ganhar 3000 e 4000 euros por mes, durante o ano de isenção.

Enfim, é a REDITUS

Anónimo disse...

os colobaradores REDITUS, digamos 90% trabalham com recibos verdes (não importa onde se encontra a empresa , lisboa C branco, etc) ja por duas vezes fui confrontada com essa situação a ùltima - 2 meses atrás - Lisboa.
É uma hipocrisia colocarem esta situação, é do dominio publico, todo o Mundo sabe. Enfim é o País que temos....

Anónimo disse...

Atenção!!!
A reditus despediu hoje no Call Center da Fidelidade Mundial e Império Bonança cerca de 20 pessoas e ao que parece não se vai ficar por aqui. Aquando da entrada da nova empresa (reditus) foi assegurada a manutenção dos cerca de 300 postos de trabalho da RHmais (antiga empresa, contudo a reditus está a fazer uma lavagem de pessoal, despedindo todos os antigos com contrato sem termo e mais grave contratando jovens com 18 e 19 anos aquem pagam por 4 horas 200 euros sem subsídios de alimentação, é vergnhoso! e mais grave a Companhia de Seguros Fidelidade Mundial e Império Bonança estão a par da situação e compactuam com esta crueldada, estão em jogo cerca de 400 postos de trabalho de pessoas com antiguidade na casa e sem nenhum motivo aparente, estão a despedir na hora e sem aviso prévio, não bastando ainda se passeiam nos corredores e gozam com os demais, incluindo a gestão por parte da Companhia.

Anónimo disse...

E já agora, Falando desta cambada de Gatunos que é a REDITUS e o GOVERNO Juntos, fiquem desde já a saber que esta empresa é das que pagam luvas por interesses económicos. O próprio Passos as recebe, bem como outros membros do atual governo e muitos de outros governos por esse mundo fora.
Ora é bem sabido que a Reditus está presente em angola através da RoffTech que é quem está a gerir os negócios com os Angolanos, e não estão lá por acaso. antes de se instalarem investiram em luvas, agora estão a colher os frutos e as luvas essas são vitalícias, o problema é que quem lá trabalha como eu, somos explorados e aumentos nada, e as regalias que tínhamos, vão-nos tirando como podem. e mais não digo... Por agora.

Anónimo disse...

Apenas tenho a dizer mal desta entidade de seu nome REDITUS.

Uma verdadeira ilegalidade neste país.

Contatos de formação de 2 MESES em que a REDITUS paga uns
fantásticos 2.20€ hora.Sendo que ELES (REDITUS) só pagam tal valor na EVENTUALIADE DE
haver vagas para contrato de prestação de serviços (recibos verdes) no final do período de formação.
Formação essa que no fundo é fazer exatamente o mesmo trabalho dos restantes funcionários.

O mais incrível é estes tipos terem pactos de exploração laboral com empresas como WORTEN CONTINENTE CTT OK TELESEGURO VODAFONE


Já para não falar nas condições laborais em que o local de refeições é do tamanho do meu quarto isto num sítos onde
trabalham 300 a 400 pessoas falo do ed da AV ROMA Lisboa.

E neste Call centers da Reditus CONTINENTE ONLINE WORTEN ONLINE CTT OK TELESEGURO as pessoas fazem QUALQUER COISA COMO 1500 CHAMADAS PARA RECEBER 1 SALÁRIO MINIMO

Anónimo disse...

A situação precária não acabou por aqui no callcenter da Reditus CTT, a dia de hoje os colaboradores não receberam e nem sequer ganham o salario mínimo.